Desterritorializar e reterritorializar: jornais regionais gaúchos e estratégias de aproximação com os leitores
Visualizar/ Abrir
Data
2018-12-14Primeiro membro da banca
Barichello, Eugênia Maria Mariano da Rocha
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A pesquisa analisa as estratégias empregadas por jornais regionais gaúchos para se aproximar dos leitores. O marco teórico desta investigação é um acoplamento entre a teoria dos sistemas sociais de Luhmann (1997, 2005, 2010) e os conceitos de midiatização, a partir das abordagens de Verón (2012), Braga (2006), Fausto Neto (2006), e de discurso, abrigando perspectivas semiológicas de Verón (2004), Orlandi (2001) e Foucault (2008). Para investigar como os jornais regionais desenvolvem estratégias discursivas de aproximação com os leitores em momento de busca de preservação no mercado, a pesquisa foi desenvolvida – a partir do estudo de caso múltiplo incorporado (Yin, 2001) guiado pelo paradigma indiciário – nos jornais Pioneiro, de Caxias do Sul, e Gazeta do Sul, de Santa Cruz do Sul. São três processualidades teórico-metodológicas atreladas aos objetivos específicos da pesquisa. A primeira, para definir o corpus, envolveu observação simples (GIL, 2008) nos sites dos jornais regionais para identificar as estratégias, relacionando aspectos divergentes e convergentes, recorrentes e singulares. Depois, por meio de entrevistas de profundidade (DUARTE, 2006) com oito diretores e gerentes dos dois jornais, investigou-se como são selecionadas as estratégias de aproximação com os leitores – que vão além do conteúdo jornalístico – e os seus impactos, sejam econômicos ou de manutenção do próprio sistema jornalístico. O último passo foi identificar como as estratégias são enunciadas a partir de lógicas mercadológicas, organizacionais, econômicas e políticas, analisando contratos de leitura (VERÓN, 2004) e marcas discursivas deixadas pelos leitores (2004). Observou-se que os jornais regionais enunciam a tríade de objetivos que perseguem em busca da preservação como sistemas sociais autopoiéticos (LUHMANN, 1997, 2005, 2010): conteúdo de qualidade; estratégias de reterritorialização (HAESBAERT, 2007, 2014) que tentam o acoplamento com os leitores por meio de ações de cunho mercadológico e organizacional; e estratégias de desterritorialização (HAESBAERT, 2007, 2014), com foco na rentabilização do digital. Entretanto, da pesquisa, emergem questionamentos ainda sem respostas: O maior investimento verificado em estratégias de reterritorialização é suficiente para garantir a manutenção dos jornais regionais? Como o fato de não considerar a circulação discursiva como real ameaça ao sistema interfere em sua sobrevivência? E até que ponto os sistemas cultural e econômico determinam a preservação do jornal regional?
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: