Políticas públicas para pessoas surdas no município de São Gabriel
Resumen
Este artigo monográfico relata os avanços das últimas décadas, nas políticas
públicas que o Brasil vem difundindo trazendo a ideia da pessoa surda como alguém
diferente e não deficiente, bem como, as ações realizadas no Estado do Rio Grande
do Sul e Município de São Gabriel. O objetivo é analisar sobre a educação e
inclusão de pessoas surdas no Município de São Gabriel buscando os
conhecimentos filosóficos, históricos, sociológicos da Educação e, através do que a
literatura indica sobre o tema, refletir sobre a realidade da educação de surdos nas
escolas Municipais de São Gabriel. Este estudo baseia-se em uma pesquisa
bibliográfica, pois está fundamentado em estudos realizados por autores em livros e
artigos publicados em revistas, livros e artigos de Internet, pois não foi possível
conseguir subsídios referentes ao tema, na Secretaria de Educação do Município.
Ao final do trabalho, verifica-se que conhecer os sujeitos surdos e engajar esforços
para a criação de um ambiente de participação ativa dos pais, juntamente com
profissionais especializados é o que possibilitará a busca constante de alternativas
que propiciem a essas pessoas melhor qualidade de vida no meio em que vivem.
Pois, a pessoa que é estimulada torna-se mais ativa, receptível a regras, reage
melhor as tarefas propostas e é mais sociável, facilitando o ingresso no ensino
regular.