O uso do Graxaim/LVT nos estudos de recuperação paralela no ensino de física para o ensino médio
Resumo
Nesta dissertação, apresentamos uma proposta de trabalho – baseada nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) – para os estudos de recuperação paralela (RP) nos conteúdos de termodinâmica no Ensino Médio Integrado regularmente ofertados no Instituto Federal Farroupilha, campus Panambi (IFFar). Este trabalho surge de uma demanda de sala de aula do autor deste texto, o qual atua como professor regente no IFFar e está relacionada com aspectos da prática didática nas aulas de física e nos estudos de RP. Nesse sentido, buscamos refletir sobre a própria prática em busca de transformação e aprimoramento. Apresentamos um conjunto de atividades didáticas (AD) a serem experimentadas nos estudos de RP, utilizando o Graxaim/Laboratório Virtual de Termodinâmica (Graxaim/LVT) como recurso didático computacional. O conjunto de AD foi experimentado no período de maio a novembro de 2017 nas turmas em que o autor é professor regente. Procuramos compreender as potencialidades de um recurso didático nas aulas de física e analisar o Graxaim/LVT como recurso a ser incorporado nas aulas regulares de física. A partir da análise dos diários de classe e de um questionário aplicado ao final deste trabalho, percebemos uma maior adesão e permanência nos estudos de RP além de ampliar os espaços de estudo dos alunos com uma AD de maior potencial desafiador que as aulas expositivas tradicionais. Ainda, percebemos um aprimoramento na compreensão dos estudos de RP por parte dos alunos. Uma próxima etapa envolve experimentar outros ciclos ou subciclos deste trabalho a luz da concepção de pesquisa Educational Design Research (EDR) em busca das aprendizagens potencializadas com a experimentação do Graxaim/LVT como recurso didático.
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