Mostrar registro simples

dc.creatorPorto, Luiz Eduardo Silva
dc.date.accessioned2019-03-01T18:16:19Z
dc.date.available2019-03-01T18:16:19Z
dc.date.issued2018-07-16
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15833
dc.description.abstractIn this dissertation, we present a work proposal - based on Information and Communication Technologies (TIC) - for parallel recovery studies (RP) in the contents of thermodynamics in Integrated High School regularly offered at the Farroupilha Federal Institute, Panambi campus (IFFar). This work arises from a classroom demand of the author of this text, which acts as regent teacher at IFFar and is related to aspects of didactic practice in physics classes and in PR studies. In this sense, we seek to reflect on our own practice in search of transformation and improvement. We present a set of didactic activities (AD) to be tested in RP studies, using the Graxaim/Virtual Laboratory of Thermodynamics (Graxaim/LVT) as a computational didactic resource. The AD set was tested in the period from May to November 2017 in classes where the author is a regent teacher. We sought to understand the potential of a didactic resource in physics classes and to analyze the Graxaim/LVT as a resource to be incorporated into regular physics classes. From the analysis of the class diaries and a questionnaire applied at the end of this work, we perceived a greater adherence and permanence in the studies of RP besides expanding the spaces of study of the students with a AD with a greater potential of challenge than the traditional expositive classes. Also, we perceive an improvement in students' understanding of PR studies. A next step involves experimenting with other cycles or sub-cycles of this work in the light of the Educational Design Research (EDR) research conception in search of the enhanced learning with the experimentation of Graxaim/LVT as didactic resource.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRecuperação paralelapor
dc.subjectAtividade didáticapor
dc.subjectEnsino de físicapor
dc.subjectTICpor
dc.subjectParallel recoveryeng
dc.subjectDidactic activityeng
dc.subjectTeaching physicseng
dc.titleO uso do Graxaim/LVT nos estudos de recuperação paralela no ensino de física para o ensino médiopor
dc.title.alternativeThe use of Graxaim/LVT in parallel recovery studies in physical education for middle schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNesta dissertação, apresentamos uma proposta de trabalho – baseada nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) – para os estudos de recuperação paralela (RP) nos conteúdos de termodinâmica no Ensino Médio Integrado regularmente ofertados no Instituto Federal Farroupilha, campus Panambi (IFFar). Este trabalho surge de uma demanda de sala de aula do autor deste texto, o qual atua como professor regente no IFFar e está relacionada com aspectos da prática didática nas aulas de física e nos estudos de RP. Nesse sentido, buscamos refletir sobre a própria prática em busca de transformação e aprimoramento. Apresentamos um conjunto de atividades didáticas (AD) a serem experimentadas nos estudos de RP, utilizando o Graxaim/Laboratório Virtual de Termodinâmica (Graxaim/LVT) como recurso didático computacional. O conjunto de AD foi experimentado no período de maio a novembro de 2017 nas turmas em que o autor é professor regente. Procuramos compreender as potencialidades de um recurso didático nas aulas de física e analisar o Graxaim/LVT como recurso a ser incorporado nas aulas regulares de física. A partir da análise dos diários de classe e de um questionário aplicado ao final deste trabalho, percebemos uma maior adesão e permanência nos estudos de RP além de ampliar os espaços de estudo dos alunos com uma AD de maior potencial desafiador que as aulas expositivas tradicionais. Ainda, percebemos um aprimoramento na compreensão dos estudos de RP por parte dos alunos. Uma próxima etapa envolve experimentar outros ciclos ou subciclos deste trabalho a luz da concepção de pesquisa Educational Design Research (EDR) em busca das aprendizagens potencializadas com a experimentação do Graxaim/LVT como recurso didático.por
dc.contributor.advisor1Sauerwein, Ricardo Andreas
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8278664817341548por
dc.contributor.referee1Gama, Maria Eliza Rosa
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3265100694974444por
dc.contributor.referee2Nonenmacher, Sandra Elisabet Bazana
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9681694187131323por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5659673373062941por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentBioquímicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOQUIMICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International