dc.contributor.advisor | Nascimento, Luciana Monteiro do | |
dc.creator | Dias, Tânia Maria da Rosa | |
dc.date.accessioned | 2016-05-04T14:26:52Z | |
dc.date.available | 2016-05-04T14:26:52Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1583 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This study aims to assess the formation and training of teachers in a special school,
as well as identifying resources and educational practices that assist these teachers
to develop teaching-learning of students with cognitive impairment. Study participants
were two teachers at the School of Special Education of the city of Encruzilhada do
Sul, of the RS. For the construction of this study, we adopted procedures for literature
and a questionnaire to teachers of students with cognitive impairment. The work to
suggest that teachers of Special Education School show interest in developing
appropriate educational practices, according to the needs emphasize the preparation
and promotion of training courses in order to better serve these students. Long ago,
the Brazilian education has been developing initiatives to not only rely on the
permanence of students with cognitive impairment in school, but looking at every
policy implemented, actions that optimize the conditions for such permanence that
leverage learning, with special attention to the opinions constructed about their
learning. With appropriate actions expected to combat prejudice and stigma, so that
society in general, to reconstruct the concepts of special learners. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Necessidades especiais | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Alunos | por |
dc.title | Déficit cognitivo: parecer dos professores sobre as práticas educativas na escola de educação especial | por |
dc.title.alternative | Cognitive deficit: opinion of the teachers on educational practice in school of special education | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Encruzilhada do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Este estudo tem o objetivo de verificar a formação e capacitação de professores de
uma escola especial, bem como apontar recursos e práticas educativas que auxiliam
estes professores a desenvolver o processo de ensino-aprendizagem de educandos
com déficit cognitivo. Fizeram parte do estudo dois professores da Escola de
Educação Especial do município de Encruzilhada do Sul, RS. Para a construção
deste estudo, foram adotados procedimentos de pesquisa bibliográfica e aplicação
de questionário aos professores dos educandos com déficit cognitivo. O trabalho
realizado permite considerar que os professores da Escola de Educação Especial se
mostram interessados em desenvolver práticas educativas adequadas, conforme as
necessidades ressaltam o preparo e o incentivo de cursos de capacitação para
poderem melhor atender esses educandos. Há muito, a educação brasileira vem
desenvolvendo iniciativas para não apenas contar com a permanência dos
educandos com déficit cognitivo na escola, mas, procura a cada política implantada,
ações que otimizem as condições dessa permanência que alavanquem a
aprendizagem, com atenção especial aos pareceres construídos sobre essas
aprendizagens. Com ações pertinentes espera combater os preconceitos e
estigmas, fazendo com que a sociedade de modo geral, reconstrua as concepções
sobre educandos especiais. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |