Formação continuada de conselheiros e técnicos municipais de educação: processos auto/trans/formativos compartilhados
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2018-08-08Metadatos
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Esta pesquisa de Mestrado Profissional foi desenvolvida na linha Políticas e Gestão da Educação Básica, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional – UFSM, e se refere a formação continuada de Conselheiros e Técnicos da Educação de Santa Maria – RS e as inter-relações entre o Conselho Municipal de Educação (CME) e a Secretaria de Município da Educação (SMEd) no fortalecimento e qualificação da gestão educacional no Sistema Municipal de Ensino (SME), com a intenção de obter dados para articular uma possível formação via projeto de extensão. O objetivo geral voltou-se para analisar as contribuições da formação continuada na atuação dos Conselheiros e Técnicos de educação, na perspectiva da auto/trans/formação, interlocução e gestão educacional compartilhada entre CME e SMEd. Nos processos metodológicos que estiveram embasados na abordagem qualitativa (FLICK, 2013; MINAYO, 2010), caracterizada como pesquisa colaborativa (IBIAPINA, 2008), a construção dos dados contou com questionários on-line, observação e análise de documentos; foi realizada a análise de conteúdo (BARDIN, 2016) dos dados construídos na pesquisa. Construiu-se compartilhadamente uma proposta de formação continuada embasada nos preceitos do ensino híbrido (ensino a distância com encontros presenciais), mediatizada pelo desenvolvimento de projetos de aprendizagem a partir de situações evidenciadas nas práxis de Conselheiros e Técnicos do município de Santa Maria, RS, via círculos dialógicos investigativo-formativos e fóruns no ambiente virtual, bem como encontros e reuniões presenciais. Nesse sentido, utilizou-se o ambiente virtual moodle da Universidade Federal de Santa Maria para a disponibilização dos materiais, realização das atividades e discussões nos fóruns dialógicos; nos encontros presenciais priorizou-se discussões sobre a conjuntura do SME e o CME e as temáticas dos projetos de aprendizagem. Como principais resultados e produtos dessa pesquisa pontua-se a elaboração de “diretrizes para a formação continuada de Conselheiros e Técnicos de educação”, via projeto de extensão, e produção de sete projetos de aprendizagem voltados para demandas da gestão educacional na rede municipal de ensino e no SME de Santa Maria, RS. Entre as principais diretrizes destaca-se: as necessárias parcerias para a concretização da formação em nível de extensão; tempo de formação; metodologia de ensino hibrido; organização do curso e ambiente virtual por eixos temáticos distribuídos em módulos; realização de encontros presenciais mais frequentes; realização de círculos dialógicos investigativo-formativos via fóruns on-line e presencialmente; recursos financeiros, materiais e humanos e a certificação dos participantes. Já os projetos de aprendizagem produzidos pelos conselheiros e técnicos de educação, consideraram as seguintes demandas educacionais da/na rede de ensino e do SME em sua conjuntura: autonomia financeira e representatividade no CME; a previsão do professor de informática educativa nos PPP e Regimentos escolares; atendimento educacional domiciliar; piso do magistério e planejamento pedagógico; defasagem idade-série; e [re]estruturação das Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil. Conclui-se que a formação continuada desenvolvida possibilitou discussões e reflexões entre os participantes, estimulando a [re]construção de conhecimentos individuais e coletivos no cenário da gestão educacional, contribuindo para trans/formar as trajetórias pessoais e profissionais, bem como o contexto educacional e as instituições/órgãos que estão inseridos. Assim, o curso desenvolvido oportunizou processos auto/trans/formativos aos Conselheiros, aos Técnicos e à professora pesquisadora que contribuíram para a aproximação e a interlocução entre CME e SMEd a partir da elaboração dos projetos de aprendizagem, bem como ampliar as possibilidades de atuação qualificada no cenário do CME, no sentido de propor, normatizar e implementar políticas públicas educacionais articuladas as especificidades e necessidades educacionais do contexto local.
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