dc.contributor.advisor | Gediel, Ana Luisa Borba | |
dc.creator | Nunes, Márcia Teresinha Dorneles | |
dc.date.accessioned | 2016-05-04T15:00:39Z | |
dc.date.available | 2016-05-04T15:00:39Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1584 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Surdos | por |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.title | Família, escola e educação de surdos | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Gravataí, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo colaborar com a discussão e reflexão a cerca
das relações sociais entre família e escola, tendo em vista a escolaridade da criança
surda. Foram abordadas questões e conceitos sobre a educação de surdos e as
relações familiares a partir da experiência em uma escola pública do Município de
Gravataí, na grande Porto Alegre, RS, denominada de EMEES. A abordagem
metodológica baseou-se na pesquisa qualitativa, utilizando a bibliografia
especializada. Os resultados das entrevistas realizadas com três famílias de alunos
da Escola Municipal de Ensino Fundamental Especial para Surdos evidenciaram que
a participação da família no contexto escolar da criança e a aceitação por sua
condição de surdo são fundamentais para o desenvolvimento, cognitivo, afetivo e
social desta criança. As entrevistas demonstraram que a estrutura familiar possibilita
a organização e apoio necessário para as novas aquisições no contexto escolar.
Constatou-se também, que cada família entrevistada, de uma forma ou outra, vê a
escola como um espaço ímpar na educação de surdos. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |