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dc.contributor.advisorLameira, Leocadio Jose Correia Ribas
dc.creatorOgando, Ana Clara Torres
dc.date.accessioned2019-03-12T13:42:00Z
dc.date.available2019-03-12T13:42:00Z
dc.date.issued2016-08-25
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15876
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão da Educação Municipal, EaD, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis paper aims to reflect and analyze the PAR Plan Linked Actions: its easiness and weaknesses, integrated with EDP - Plan for Development of Education, as a democratic management tool, the local head of education Pinhal and its implementation in elementary school from the municipal network of education. In this way, from an interactional view, this work, which started from a qualitative survey, conducted from desk study, and semi-structured interviews with the directors, meetings with principals, teachers, school supervisors, PAR Technical Team. The results show that although there are some weaknesses due to the transfer of funds, made significant progress in public policy in the municipality, hence the teachinglearning process.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectLearneng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.titleO (PAR) plano de ações articuladas: suas facilidades e fragilidades, enquanto ferramenta de gestão, para o dirigente municipal de educação do Balneário Pinhalpor
dc.title.alternativeStrategic action plan (SAP): strength and weakness of a tool for health management applied to the public education Sector of Pinhaleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão da Educação Municipal, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo refletir e analisar o PAR Plano de Ações Articuladas: suas facilidades e fragilidades, integrado ao PDE – Plano de Desenvolvimento da Educação, enquanto ferramenta de gestão democrática, para o dirigente municipal de educação do Balneário Pinhal e sua execução nas escolas do Ensino Fundamental da rede municipal de educação. Desse modo, a partir de uma visão interacionista, este trabalho, que partiu de uma pesquisa qualitativa, realizada a partir de estudo documental, além de entrevistas semiestruturadas com os diretores, reuniões com os diretores, professores, supervisores escolares e Equipe Técnica do PAR. Estas indagações surgem dos questionamentos levantados em relação a aplicação do PAR, ou seja, quais as contribuições efetivas no processo ensino aprendizagem? Quais os entraves no andamento deste processo? Desse modo, o tema proposto nos leva a refletir sobre o processo de implantação, execução e sistematização do PAR no município. Os resultados mostram que ainda existem algumas fragilidades por conta do repasse de recursos. No entanto, tivemos avanços significativos nas Políticas Públicas no município, consequentemente no processo ensino-aprendizagem.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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