O fortalecimento do conselho escolar na gestão democrática da escola pública
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Data
2010-12-17Autor
Silva, Silvia Catia Souza da
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Diante das mudanças no âmbito educacional do nosso país, faz-se necessário
conhecê-las e compreendê-las, como, por exemplo, a abertura política e a
redemocratização do país A partir da década de 1980 a abertura política e a
redemocratização do país trouxe grandes mudanças em setores vitais ao
desenvolvimento deste, a discussão de uma nova proposta constitucional e suas
conseqüências para a educação são um exemplo. A democratização do ensino é
resultado desse processo. Neste sentido esta pesquisa pretende mostrar a
importância do fortalecimento à participação daqueles que fazem a escola
gestores, pais, alunos, professores e funcionários para a efetivação de uma
gestão democrática. Portanto, conhecer a legislação vigente, seus pressupostos e
contexto em que se dão às mudanças do sistema educacional se faz necessário,
partindo do pressuposto que a escola é uma das instituições mais importantes
num sistema democrático. Compreender a importância de cada ator da escola e
fazer do diálogo um princípio de democratização na escola é o objetivo deste
trabalho. Para isso, apóia-se num estudo qualitativo onde seu propósito principal
é a compreensão da efetividade da função do Conselho Escolar, como
instrumento de democratização das relações de poder que se processam no
interior da unidade escolar.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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