Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPereira, Michele Quinhones
dc.creatorDuarte, Eliane Aparecida Silva
dc.date.accessioned2016-05-12T11:44:46Z
dc.date.available2016-05-12T11:44:46Z
dc.date.issued2010
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1588
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis article is part of an investigation into the weaknesses in the process of inclusion of deaf people in mainstream education in municipal schools and private Governador Valadares. For both were involved teachers of deaf students who participated in semi-structured interview in which the statements were analyzed. The data indicated weaknesses that occur in the school identified as deaf as ignorance on the subject of a different culture, thus causing a reductionism of the educational implications of the right of the interpreter and the use of sign language between it and the deaf students. The difficulty of interaction between teacher and deaf is another weakness, because the teacher did not dominate the LS has just transferred its role as intervenor in the process of teaching and learning for the interpreter recognizes the uncertainty about the role of different actors involved. They also highlight difficulties with curriculum adaptations, active participation of the deaf with respect to literature, arts, events and activities that promote the construction of deaf identity. The reflection contributed to rethink about inclusive practices involving the deaf, trying to identify the weaknesses in the process inclusive and thereafter raise arguments that allow this process to rethink the organization seeking attitudes and educational curriculum changes that actually promote inclusion of deaf students and enable them to recognition and deaf cultural practice, constructing their identities without feeling inferior or limited compared to the listeners.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectSurdospor
dc.titleAs fragilidades encontradas na inclusão do surdo na rede regular de ensino em Governador Valadarespor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Governador Valadares, MG, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo integra uma investigação sobre as fragilidades no processo de inclusão dos surdos na rede regular de ensino em escolas municipais e particulares de Governador Valadares. Para tanto foram envolvidos professores de alunos surdos que participaram de entrevista semi-estruturada na qual os depoimentos foram analisados. Os dados indicaram fragilidades que ocorrem no espaço escolar identificados como desconhecimento sobre o surdo enquanto sujeito de diferente cultura, causando assim um reducionismo das implicações educacionais ao direito do intérprete e a utilização da Língua de Sinais entre esse e os alunos surdos. A dificuldade de interação entre professor e surdo é outra fragilidade, pois o professor por não dominar a LS acaba transferindo o seu papel de interventor do processo de ensino aprendizagem para o intérprete reconhecendo a incerteza em relação ao papel dos diferentes atores neste cenário. Os depoimentos apontam ainda dificuldades com adaptações curriculares, participação ativa dos surdos no que diz respeito à literatura, artes, manifestações e atividades que promovem a construção da identidade surda. Esta investigação gerou uma reflexão que contribuiu para repensar acerca de práticas inclusivas envolvendo surdos, procurando identificar as fragilidades no processo inclusivo e a partir daí levantar argumentos que possibilitem repensar a organização desse processo buscando atitudes educacionais e mudanças curriculares que realmente promovam a inclusão dos alunos surdos e possibilite a esses o reconhecimento e prática cultural surda, construindo suas identidades sem sentirem-se inferiores ou limitados frente aos ouvintes.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples