dc.contributor.advisor | Fertig, André Atila | |
dc.creator | Romero, Maria Helena Nascimento | |
dc.date.accessioned | 2019-03-13T12:53:08Z | |
dc.date.available | 2019-03-13T12:53:08Z | |
dc.date.issued | 2014-01-20 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15892 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em História do Brasil, RS, 2006. | por |
dc.description.abstract | The aim of this paper is to conduct a research in order to realize and evaluate the contribution
of the Historical and Geographical Brazilian Institute at D.Pedro II School, as well as the
contribution of History school manuals, in the constitution and consolidation of History as a
subject in Brazil of the 19th century. To develop this research, a study will be accomplished based on bibliographical sources related to the theme with the aim of realizing and analyzing
how they relate to the two institutions, and the didactic manual to the formation and
development of History in Brazil in the 19th century. It is noticed that at that time, the
teaching of Brazilian History, from the perspective it was taught, it contributed neither to
promote a critical reading of the newly created National State, nor the social relations among
the ethnical groups who had formed the Brazilian society. The representation of Brazil was
constructed as a homogeneous and pacific nation, where the European, Indian and African
ethnicities kept a harmonious familiarity. In this way, the official History featured the civilizer
action started by the Portuguese and, according to this version, it should have continuity with
the participation of the native intellectual elite prepared by, among other means, the teaching
and reading of the Occidental and Christian History and also Brazilian History. The second
should be studied and comprehended as an extension or reflection of the first one. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino de história | por |
dc.subject | Instituto Histórico e Geográfico do Brasil | por |
dc.subject | Colégio D. Pedro II | por |
dc.subject | Livro didático de história | por |
dc.subject | Século XIX | por |
dc.subject | History teaching | eng |
dc.subject | D. Pedro II school | eng |
dc.subject | Didactic book | eng |
dc.subject | 19 th century | eng |
dc.title | As contribuições do IHGB, do Colégio Pedro II e do livro didático na constituição da História como disciplina escolar no Brasil do séc. XIX uma revisão historiográfica | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | História do Brasil | por |
dc.description.resumo | O objetivo deste artigo é tentar perceber através de uma análise bibliográfica, a contribuição
do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil, do Colégio D. Pedro II bem como dos livros
didáticos na constituição e consolidação da História como disciplina escolar no Brasil do
século XIX. O próprio Estado brasileiro assume a tarefa de criar as citadas Instituições
culturais, pois elas promoveriam mecanismos com o propósito de criar uma representação
histórica positiva do recém criado Estado Imperial. Para o desenvolvimento deste trabalho,
realizamos um estudo historiográfico em livros que tratam sobre o tema e cujos autores
tiveram acesso direto as fontes primárias, procurando perceber como elas relacionam às duas
Instituições e o manual didático na formação e desenvolvimento da disciplina de Historia no
Brasil Império. O conjunto de autores lidos é unânime em afirmar que os escritores do IHGB
construíram uma representação de um Brasil democrático, pacifico e homogenio, onde as
etnias européia, indígena e africana mantinham convivência harmoniosa. A História oficial
destaca a ação civilizadora iniciada pelos portugueses e que deveria, conforme essa versão, ter
continuidade com a participação das elites intelectuais brasileiras preparadas por, entre outros
meios, o ensino e a leitura da História do mundo ocidental e cristão e da História do Brasil,
com destaque para o ensino no Colégio Secundário Pedro II. Essa visão historiográfica
produzida pelo Instituto vai ser reproduzida pelos manuais didáticos e pelos professores de
História do Brasil. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |