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dc.contributor.advisorFertig, André Atila
dc.creatorRomero, Maria Helena Nascimento
dc.date.accessioned2019-03-13T12:53:08Z
dc.date.available2019-03-13T12:53:08Z
dc.date.issued2014-01-20
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15892
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em História do Brasil, RS, 2006.por
dc.description.abstractThe aim of this paper is to conduct a research in order to realize and evaluate the contribution of the Historical and Geographical Brazilian Institute at D.Pedro II School, as well as the contribution of History school manuals, in the constitution and consolidation of History as a subject in Brazil of the 19th century. To develop this research, a study will be accomplished based on bibliographical sources related to the theme with the aim of realizing and analyzing how they relate to the two institutions, and the didactic manual to the formation and development of History in Brazil in the 19th century. It is noticed that at that time, the teaching of Brazilian History, from the perspective it was taught, it contributed neither to promote a critical reading of the newly created National State, nor the social relations among the ethnical groups who had formed the Brazilian society. The representation of Brazil was constructed as a homogeneous and pacific nation, where the European, Indian and African ethnicities kept a harmonious familiarity. In this way, the official History featured the civilizer action started by the Portuguese and, according to this version, it should have continuity with the participation of the native intellectual elite prepared by, among other means, the teaching and reading of the Occidental and Christian History and also Brazilian History. The second should be studied and comprehended as an extension or reflection of the first one.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subjectInstituto Histórico e Geográfico do Brasilpor
dc.subjectColégio D. Pedro IIpor
dc.subjectLivro didático de históriapor
dc.subjectSéculo XIXpor
dc.subjectHistory teachingeng
dc.subjectD. Pedro II schooleng
dc.subjectDidactic bookeng
dc.subject19 th centuryeng
dc.titleAs contribuições do IHGB, do Colégio Pedro II e do livro didático na constituição da História como disciplina escolar no Brasil do séc. XIX uma revisão historiográficapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationHistória do Brasilpor
dc.description.resumoO objetivo deste artigo é tentar perceber através de uma análise bibliográfica, a contribuição do Instituto Histórico e Geográfico do Brasil, do Colégio D. Pedro II bem como dos livros didáticos na constituição e consolidação da História como disciplina escolar no Brasil do século XIX. O próprio Estado brasileiro assume a tarefa de criar as citadas Instituições culturais, pois elas promoveriam mecanismos com o propósito de criar uma representação histórica positiva do recém criado Estado Imperial. Para o desenvolvimento deste trabalho, realizamos um estudo historiográfico em livros que tratam sobre o tema e cujos autores tiveram acesso direto as fontes primárias, procurando perceber como elas relacionam às duas Instituições e o manual didático na formação e desenvolvimento da disciplina de Historia no Brasil Império. O conjunto de autores lidos é unânime em afirmar que os escritores do IHGB construíram uma representação de um Brasil democrático, pacifico e homogenio, onde as etnias européia, indígena e africana mantinham convivência harmoniosa. A História oficial destaca a ação civilizadora iniciada pelos portugueses e que deveria, conforme essa versão, ter continuidade com a participação das elites intelectuais brasileiras preparadas por, entre outros meios, o ensino e a leitura da História do mundo ocidental e cristão e da História do Brasil, com destaque para o ensino no Colégio Secundário Pedro II. Essa visão historiográfica produzida pelo Instituto vai ser reproduzida pelos manuais didáticos e pelos professores de História do Brasil.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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  • História do Brasil [58]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em História do Brasil

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