Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMedina, Roseclea Duarte
dc.creatorSilvestre, Maicon Sousa Mota
dc.date.accessioned2019-03-13T13:47:59Z
dc.date.available2019-03-13T13:47:59Z
dc.date.issued2013-12-12
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15894
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThis article aims to investigate whether learning is enhanced by the use of a 3D educational software in science classes. Because, in general, educators worry excessively using these technological resources in the teaching and learning process, but its effectiveness is not well known and may not deliver the expected results. The work was developed in the School of Education Municipal Dr. Rafael Vieira da Cunha with students of final years of primary school, located in the rural municipality of Santana do Livramento, state of Rio Grande do Sul. Two groups were considered in this study, the control and the experimental conditions under quantitative assessment through eight objective questions, as well as qualitative evaluation by the knowledge representation through the construction of concept maps. The results suggest, albeit timidly, that the student learns best when the process of teaching and learning is associated with the use of educational software.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectAvaliação da aprendizagempor
dc.subjectSoftware educacional 3Dpor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectMapas conceituaispor
dc.titleAvaliando o impacto cognitivo do uso de um software educacional 3D no ensino de ciências com alunos do 8º ano do ensino fundamentalpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santana do Livramento, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoEste artigo visa investigar se a aprendizagem é potencializada pelo uso de um software educacional 3D nas aulas de ciências. Pois, de modo geral, os educadores se preocupam excessivamente com a utilização desses recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem, contudo sua eficácia é pouco conhecida, podendo não apresentar os resultados esperados. O trabalho foi desenvolvido na Escola de Ensino Municipal Dr. Rafael Vieira da Cunha com alunos dos anos finais do ensino fundamental, situada na zona rural do município de Santana do Livramento, estado do Rio Grande do Sul. Consideraram-se dois grupos neste estudo, o controle e o experimental sob condições de avaliação quantitativa por meio de oito questões objetivas, bem como por uma avaliação qualitativa mediante a representação do conhecimento através da construção de mapas conceituais. Os resultados sugerem, ainda que de forma tímida, que o aluno aprende melhor quando o processo de ensino e aprendizagem está associado ao uso do software educacional.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto