dc.contributor.advisor | Medina, Roseclea Duarte | |
dc.creator | Silvestre, Maicon Sousa Mota | |
dc.date.accessioned | 2019-03-13T13:47:59Z | |
dc.date.available | 2019-03-13T13:47:59Z | |
dc.date.issued | 2013-12-12 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15894 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | This article aims to investigate whether learning is enhanced by the use of a 3D
educational software in science classes. Because, in general, educators worry
excessively using these technological resources in the teaching and learning process,
but its effectiveness is not well known and may not deliver the expected results. The
work was developed in the School of Education Municipal Dr. Rafael Vieira da
Cunha with students of final years of primary school, located in the rural
municipality of Santana do Livramento, state of Rio Grande do Sul. Two groups
were considered in this study, the control and the experimental conditions under
quantitative assessment through eight objective questions, as well as qualitative
evaluation by the knowledge representation through the construction of concept
maps. The results suggest, albeit timidly, that the student learns best when the
process of teaching and learning is associated with the use of educational software. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | por |
dc.subject | Software educacional 3D | por |
dc.subject | Ensino de ciências | por |
dc.subject | Mapas conceituais | por |
dc.title | Avaliando o impacto cognitivo do uso de um software educacional 3D no ensino de ciências com alunos do 8º ano do ensino fundamental | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santana do Livramento, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo visa investigar se a aprendizagem é potencializada pelo uso de um
software educacional 3D nas aulas de ciências. Pois, de modo geral, os educadores
se preocupam excessivamente com a utilização desses recursos tecnológicos no
processo de ensino e aprendizagem, contudo sua eficácia é pouco conhecida,
podendo não apresentar os resultados esperados. O trabalho foi desenvolvido na
Escola de Ensino Municipal Dr. Rafael Vieira da Cunha com alunos dos anos finais
do ensino fundamental, situada na zona rural do município de Santana do
Livramento, estado do Rio Grande do Sul. Consideraram-se dois grupos neste
estudo, o controle e o experimental sob condições de avaliação quantitativa por meio
de oito questões objetivas, bem como por uma avaliação qualitativa mediante a
representação do conhecimento através da construção de mapas conceituais. Os
resultados sugerem, ainda que de forma tímida, que o aluno aprende melhor quando
o processo de ensino e aprendizagem está associado ao uso do software educacional. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |