Navegação Educação Matemática por data do documento
Itens para a visualização no momento 21-27 of 27
-
Avaliação escolar em matemática nos anos finais do ensino fundamental
(2012-07-31)Este trabalho tem por objetivo analisar como os professores de matemática dos anos finais do Ensino Fundamental avaliam o desempenho escolar de seus alunos. Pretendemos trabalhar informações obtidas em pesquisas ... -
Dificuldades de aprendizagem: um estudo sobre a discalculia
(2012-07-31)Este trabalho de monografia toma como ponto de partida que as Dificuldades e os Distúrbios de Aprendizagem influenciam no processo de ensino-aprendizagem no contexto escolar e por isso tem por objetivo elucidar, através ... -
Um estudo sobre ângulos: uma abordagem didática através de atividades
(2013-02-05)Esta monografia é uma abordagem didática sobre o ensino da Geometria, em específico sobre o estudo de ângulos. Nesta, pretende-se aliar a teoria e a prática ao ensino da matemática, baseando-se em uma reflexão sobre ... -
Descrição e análise do livro didático de matemática Rechenbuch für Deutiche Schulen in Brasilien, adotado em escolas teuto-brasileiras, na região de Lajeado - RS
(2013-02-14)A região de Lajeado, no Rio Grande do Sul, foi essencialmente colonizada por imigrantes alemães. Os colonizadores que chegaram a partir da segunda década de 1800, em Lajeado, foram os responsáveis pela implementação das ... -
Um olhar sobre a formação de professores que ensinam matemática no contexto da educação inclusiva
(2013-07-23)O presente estudo objetivou investigar as contribuições do projeto "Formação de professores que ensinam Matemática e Educação Inclusiva: desafios e possibilidades" para os sujeitos em formação. Partiu-se do pressuposto de ... -
Prática pedagógica desenvolvida em uma turma de quinto ano do ensino fundamental na perspectiva da matriz de referência de matemática
(2013-12-05)Este estudo descreve uma prática pedagógica realizada com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental voltada para a aprendizagem à luz da investigação matemática. A ação foi proposta a partir da abordagem de alguns descritores ... -
Ações colaborativas na formação continuada: contribuições para a prática pedagógica de professores que ensinam matemática
(2014-02-10)O presente estudo, desenvolvido no âmbito do Curso de Especialização do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é uma pesquisa qualitativa que busca investigar possíveis ...