Mostrar registro simples

dc.creatorHanauer, Marcelo José
dc.date.accessioned2019-03-14T13:56:03Z
dc.date.available2019-03-14T13:56:03Z
dc.date.issued2018-07-04
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15905
dc.description.abstractIn the contemporary socio-historical context, Digital Information and Communication Technologies are consolidated as resources to enable communication, interaction, access to information and collective and shared construction of knowledge among people, and therefore, to integrate them into the different processes and practices school it is indispensable action. In this perspective, this action research started from the problem: what changes the insertion of the Digital Information and Communication Technologies (TDIC) can provoke in the school practices in the context of the Polytechnic High School of Castelo Branco de Salto do Jacuí-RS? Its general objective was to analyze the changes of the integration of the TDIC in the school practices of the Polytechnic High School of the Castelo Branco State High School. The theoretical basis is supported by the existing literature on: integration in TDIC the curriculum, High school, Politecnia in the state of Rio Grande do Sul, Information and Knowledge Society, Digital Culture, Youth, innovative actions in School Practices, Public Policies and Programs to encourage the integration of technologies in education. The methodology is of the research-action type, used as a technique for data collection on board, participant observation, questionnaires and bibliographic research. As a conclusion, we note that the integration of TDICs in to school practices still has much to contribute to the digital inclusion process of MS students, especially when digital resources are used different from those with which students are accustomed, such as collaborative productions hypertext and online projects represented by the WebQuest educational proposal.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTecnologias digitais de informação e comunicaçãopor
dc.subjectPráticas escolarespor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectDigital information and communication technologieseng
dc.subjectSchool practiceseng
dc.subjectPublic policyeng
dc.titleAnálise da integração de tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino médiopor
dc.title.alternativeAnalysis of the integration of digital information and communication technologies in high schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNo contexto socio-histórico contemporâneo as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em rede estão consolidadas como recursos para viabilizar comunicação, interação, acesso a informação e construção coletiva e compartilhada de conhecimentos entre as pessoas. Por isso, integrá-las aos diferentes processos e práticas escolares constitui ação indispensável. Nesta perspectiva, esta pesquisa-ação partiu do problema: quais mudanças a inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) podem provocar nas práticas escolares no contexto do Ensino Médio Politécnico da Escola Estadual de Ensino Médio Castelo Branco de Salto do Jacuí-RS? Seu objetivo geral foi analisar as mudanças da integração das TDIC nas práticas escolares do Ensino Médio Politécnico da Escola Estadual de Ensino Médio Castelo Branco. A fundamentação teórica está apoiada na literatura existente sobre: integração de TDIC no currículo, Ensino Médio (EM), Politecnia no estado do Rio Grande do Sul, Sociedade da Informação e do Conhecimento, Cultura Digital, Juventudes, ações inovadoras nas Práticas Escolares, Políticas Públicas e Programas de incentivo à integração de tecnologias no ensino. A metodologia é do tipo pesquisa-ação, utilizamos como instrumentos para coleta de dados diário de bordo, observação participante, questionários e pesquisa bibliográfica. Como conclusão sinalizamos que a integração das TDIC nas práticas escolares ainda tem muito a contribuir com o processo de inclusão digital dos estudantes do EM, especialmente quando são trabalhados recursos digitais diferentes daqueles com os quais os estudantes estão habituados, como é o caso das produções colaborativas em hipertexto e de projetos online representados pela proposta da WebQuest educacional.por
dc.contributor.advisor1Abegg, Ilse
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5450252602273986por
dc.contributor.referee1Fantin, Monica
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3222968189158756por
dc.contributor.referee2Sarturi, Rosane Carneiro
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4133511150582100por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9224384618908400por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International