Mediação do pensamento computacional e programação no processo de interação das crianças na educação infantil
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2018-07-13Metadatos
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Esta pesquisa foi desenvolvida no Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em
Tecnologias Educacionais em Rede, na linha de pesquisa de Gestão de Tecnologias
Educacionais em Rede. Com o objetivo de investigar como a mediação de atividades de
pensamento computacional e de programação podem contribuir para a interação na educação
infantil, foi desenvolvida uma proposta pedagógica, com duas sequências didáticas, que
constituem o produto desta pesquisa: uma de ensino-aprendizagem de pensamento
computacional desplugado, sem as tecnologias, e uma de ensino-aprendizagem de
pensamento computacional plugado, mediada pelas tecnologias digitais, especificamente o
software ScratchJr. Como objetivos específicos se têm: a) construir uma proposta didáticometodológica
(produto), com base no pensamento computacional e na programação (software
ScratchJr), para os processos de ensino-aprendizagem na educação infantil, preferencialmente
em dispositivos móveis; b) implementar um processo de ensino-aprendizagem na educação
infantil orientado por investigação ativa sobre o potencial do pensamento computacional e da
programação para o processo de interação; c) avaliar se as atividades de pensamento
computacional e de programação contribuem para a interação na educação infantil. Nessa
perspectiva, adotou-se como abordagem a pesquisa-ação educacional, na qual os dados foram
coletados por meio de observações, dados visuais e diário de campo. Como principais
resultados destacamos o papel do professor como mediador do conhecimento do estudante, no
qual ele é sujeito ativo e ambos ensinam e aprendem juntos. A interação esteve presente
durante todo o processo de investigação-ação, e foi potencializada pelas tecnologias, ao
estabelecer uma perspectiva dialógica, problematizadora e colaborativa entre professores e
estudantes. Esse processo contribuiu, também, para a formação profissional e tecnológica dos
envolvidos.
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