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dc.contributor.advisorMarquezan, Lorena Ines Peterini
dc.creatorDella Méa, Daniéla Antonello
dc.date.accessioned2016-05-12T12:03:16Z
dc.date.available2016-05-12T12:03:16Z
dc.date.issued2008-01-18
dc.date.submitted2008
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1590
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2008por
dc.description.abstractThis study aimed to verify the different presuppositions and criteria of Evaluation at Children’s Education at the involved school, considering the phase of development; how it is organized in the processes of Education Management and in the Political Educational Project; and to point out the teachers’ practical theoretical conception concerning Evaluation at Children’s Education. The study was based on authors as Hoffmann (1996, 1998, 1999, 2003), Lima (1999), Lück (2006) among others. The investigation was developed through a qualitative approach, of the type case – study with the carrying out of questionnaires to teachers and parents, the observation in classroom and the analysis of the Political Educational Project. It was possible to notice that the school works with the Evaluation at Children’s Education in a way that it is satisfactory to the children’s full development, considering the current phase of learning they are. Therefore, the school inserts itself in the Political Educational Project. It was noticed that the school develops principles of a democratic management, integrating teachers, employees, students, parents and the community in general. In this sense, the Evaluation was presented as parents and teachers’ worry, observing the student in all levels of his or her learning and it works in a way that it investigates the difficulties and advances of each one. As a result of this, it was possible to notice that the Evaluation is part of a process that requires the participation of all the involved in the education context. Key – words: Evaluation; Children’s Education; Political Educational Projecteng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.titleAvaliação na educação infantil: uma construção possívelpor
dc.title.alternativeEvaluation at children’s education: a possible constructioneng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo verificar os diferentes pressupostos e critérios de Avaliação na Educação Infantil na escola envolvida, considerando a fase de desenvolvimento; como esta é articulada nos processos de Gestão Escolar e no Projeto Político Pedagógico; e destacar qual a concepção teórico-prática dos professores (as) sobre Avaliação na Educação Infantil. O estudo teve como aporte teórico autores como Hoffmann (1996, 1998, 1999, 2003) Lima (1999) Lück (2006) entre outros. A investigação desenvolveu-se através de uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso com a realização de questionários a professores e pais, observação em sala de aula e análise do Projeto Político Pedagógico. Foi possível constatar que a escola trabalha com a Avaliação na Educação Infantil de forma a atender ao desenvolvimento integral da criança, considerando a fase atual em que se encontram de aprendizagem, inserindo-se, assim, dentro do Projeto Político Pedagógico. Observou-se que a escola desenvolve princípios de uma gestão democrática integrando professores, funcionários, alunos, pais e comunidade em geral. Nesse sentido, a Avaliação foi apresentada como preocupação de pais e professores, acompanhando o aluno individualmente em todos os seus níveis de aprendizagem e que serve de forma a investigar as dificuldades e avanços de cada um. A partir disso, foi possível constatar que a Avaliação é parte de um processo que exige a participação de todos os envolvidos no contexto escolar.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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