Mostrar registro simples

dc.creatorHartmann, Laura Beatriz
dc.date.accessioned2019-03-15T19:53:41Z
dc.date.available2019-03-15T19:53:41Z
dc.date.issued2018-05-14
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15917
dc.description.abstractThis research aimed to answer the following question: "How was the communication management in the Federal University of Santa Maria (UFSM), headquartered in Santa Maria, according to what was published by the local media outlets during the year of 2016?". Therefore, the purpose of the study was to investigate the communication management in the Federal University of Santa Maria through local vehicles of mass communication. Consequently, the theoretical framework used in this research was built upon the following concepts: institutional image (Brandão), communication and public interest (Faria), and citizenship (Kocourek). The methodology was based on two specific research tools, i.e., image audit (Duarte) and content analysis (Bardin). The main results are summarized as follows: the communication management in the Federal University of Santa Maria during that period of time was neutral, characterized by institutional themes, greater diffusion of the newspaper “Diário de Santa Maria” as well as little use of material made available by the University. These results suggest the need of content adaptation for the press, restructuring of the UFSM tool in the Media, and offer of unique news scripts.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão de comunicaçãopor
dc.subjectMídiapor
dc.subjectAuditoria de imagempor
dc.subjectCommunication managementeng
dc.subjectMediaeng
dc.subjectImage auditeng
dc.titleEstudo da gestão da comunicação da Universidade Federal de Santa Maria a partir de sua presença na mídia localpor
dc.title.alternativeA study on the communication management in the Federal University of Santa Maria through local media outletseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa almejou resolver o problema “Como se deu a gestão da comunicação da Universidade Federal de Santa Maria, campus sede, divulgada na imprensa local durante o ano de 2016?”, tendo como objetivo estudar a gestão da comunicação da UFSM, campus Santa Maria, por meio dos veículos de comunicação de massa locais. Para tanto, o referencial teórico adotado permeia as temáticas de imagem institucional (Brandão), comunicação, interesse público (Faria) e cidadania (Kocourek). A metodologia empregada foi a de auditoria de imagem (Duarte) e a de análise de conteúdo (Bardin). Como resultados principais, pode-se referenciar que a gestão da comunicação da UFSM, durante o período considerado, foi neutra, com temática Institucional, maior divulgação do Diário de Santa Maria e com pouco aproveitamento de material disponibilizado pela universidade. Tais resultados levam essa pesquisa a propor adaptação do conteúdo para envio à imprensa, reestruturação da ferramenta UFSM na Mídia e oferta de pautas exclusivas.por
dc.contributor.advisor1Battistella, Luciana Flores
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4970571132802995por
dc.contributor.referee1Mortari, Elisângela Carlosso Machado
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4669995023840359por
dc.contributor.referee2Silva, Gilson Luiz Piber da
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5881450402090710por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8583560751917995por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministração Públicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicaspor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International