Entre o mesmo e o outro: a ambiguidade do conceito de renovação
Abstract
O objetivo geral desta pesquisa é investigar o tema da renovação do homem e da cultura ocidental ou da própria filosofia, apresentada no início do século XX por Edmund Husserl (1859-1938) e Emmanuel Lévinas (1906-1995). Os acontecimentos históricos, especialmente aqueles ocorridos nos fins do século XIX e início do XX, movidos pela euforia tecnológica, mas, também, por conflitos militares, misérias econômicas e morais, revelaram os absurdos praticados contra a humanidade. A liberdade autônoma da ciência de tudo conhecer e transformar não conseguiu responder à falta de sentido da vida e nem sanar as mazelas da humanidade. Por isso, esta falta de resposta para o sentido do viver do homem é o motivo que leva a investigar as propostas de Husserl e Lévinas, as quais questionam o modo de fazer ciência e também o seu significado para a humanidade, propondo uma retomada ética para o pensamento humano. Nesse sentido, a tese é de que a ética está inserida em uma perspectiva de renovação, tanto na proposta de Husserl quanto na de Lévinas. Em vista disto, inicia-se com a constatação lévinasiana de que a filosofia sempre se envolveu com o movimento de busca pela verdade, a qual pode ser acessada tanto pela dinâmica da identidade (mesmo) e/ou, então, através do movimento da alteridade (outro). A dinâmica da identidade é a via universal de uma investigação livre e autônoma, na qual as adversidades sensíveis, instintivas e, até mesmo, transcendentes, são reduzidas à razão ou, então, tornadas indiferentes, infundadas e sem sentido. Nesse viés, a experiência da verdade é investigação livre, aos moldes da razão. No movimento da alteridade, o caminho da investigação parte do mundo subjetivo, em direção ao inusitado. As adversidades exteriores não são reduzidas à razão e a investigação implica responsabilidade, já que a busca pela verdade direciona o investigador à transcendência e, portanto, movimento heterônomo no qual o diferente permanece diferente em absoluto e a experiência da verdade um caminho de aproximação. Desse modo, o problema da pesquisa está no fato de que a proposta de renovação da filosofia se depara com os dois caminhos possíveis no próprio movimento do pensar filosófico, tornando o processo de renovação um movimento possivelmente ambíguo. Ao entender que a renovação é o movimento de retomada do elementar da filosofia, então, a tese de que a ética está inserida neste movimento, gira em torno do problema de saber em qual das vias se pode retomar eticamente o autêntico pensamento humano. Assim sendo, observa-se a possibilidade de uma aproximação entre os conceitos de obra e renovação, já que tanto Husserl quanto Lévinas propõem uma nova atitude subjetiva a partir do movimento ético. Segundo Lévinas, a obra é o movimento da subjetividade, de orientação única e fraterna, que vai do mesmo ao outro com responsabilidade. E, de acordo com Husserl, a renovação é o processo subjetivo de autodeterminação e de autodisciplina que orienta a vida ética. Então, tanto a obra quanto a renovação se referem a um movimento ético no qual o eu não permanece indiferente e egoísta, mas encorajado a sair de si e se renovar. A ética se insere no movimento de renovação da filosofia.
Collections
The following license files are associated with this item: