As tecnologias da informação e comunicação nas práticas docentes em artes visuais
Resumo
Este artigo trata de problematizar em que medida podemos compreender as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) presentes nas práticas docentes aplicadas no ensino de artes visuais, a partir das publicações nos Anais do 21º. Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em ArtesPlásticas (ANPAP), em 2012. Para tanto, os objetivos específicos preveem identificar quais TIC estão relatadas nestas práticas docentes dos professores de artes visuais, divulgadas nas publicações; reconhecendo, na escrita dos professores, a forma como exploram as possibilidades das TIC no ensino de artes visuais; compreender para o que os professores elegem as TIC nas suas práticas docentes, aplicadas ao ensino de artes visuais. A metodologia desta pesquisa qualitativa foi desenvolvida, inicialmente, com a elaboração do referencial teórico e, a seguir, foi realizado o levantamento documental nos Anais do 21º. Encontro da ANPAP, em 2012, buscando coletar os dados nos artigos publicados que tratavam da temática do estudo. Os achados foram sistematizados a partir da análise de conteúdo proposta por Bardin e Gomes (1979 apud MINAYO, 2010) e apontam para a compreensão de que a multiplicidade de tecnologias que são disponibilizadas apresentam seus limites, suas contribuições e características singulares quando utilizadas como mediadoras no ensino de artes proporcionado pelos professores pesquisadores. As TIC podem ser experimentadas e usufruídas, pois criam um ambiente interativo e colaborativo que proporciona ao educando a construção do conhecimento reflexivo e crítico, com inventividade, participação e autoria na produção de sentidos.