Ações de educação permanente em uma equipe de saúde da família: um relato de experiência
Resumo
Introdução: a Educação Permanente em Saúde contribui para a transformação das práticas profissionais, por basear na reflexão crítica sobre as ações reais dos profissionais e em suas atividades na rede de serviços de saúde. Nos diversos campos do cuidado faz-se necessário pensar e repensar a forma de cuidar, no campo da saúde Mental não é diferente, este deve estar alicerçado no conhecimento sobre o contexto no qual o usuário se insere para, assim, ampliar o olhar sobre o sujeito. Objetivo: relatar atividades de Educação Permanente desenvolvidas com profissionais de uma unidade de Estratégia de Saúde da Família. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, elaborado a partir das vivências de um grupo de residentes, o qual descreve intervenções realizadas nos meses de janeiro e fevereiro de 2019. As ações a serem descritas dividiram em três momentos, sendo eles: Sensibilização acerca da temática; Abordagem sobre preenchimento dos Sistemas de Informações; e conhecimento dos usuários de saúde Mental adstritos no território da ESF. Resultados e Discussão: durante a realização das intervenções foram levantadas as dificuldades em relação ao preenchimento de cadastros e prontuários dos usuários de saúde mental, além de ter sido realizado o esclarecimento das dúvidas da equipe. Conclusão: é notório que a Educação Permanente em Saúde é uma ferramenta capaz de transformar as práticas do cuidado quando realizada com planejamento prévio e pautada nas necessidades reais do cenário em que está sendo desenvolvida. Os espaços de fala, como o proporcionado durante as intervenções, contribuem para que os profissionais expressem suas dúvidas e a gestão dos serviços as compreenda, afim de qualificar a atenção à saúde.
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