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dc.contributor.advisorWeiller, Teresinha Heck
dc.creatorEinloft, Fabiana Santini
dc.date.accessioned2019-03-27T14:20:44Z
dc.date.available2019-03-27T14:20:44Z
dc.date.issued2019-02-27
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15977
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde, RS, 2019por
dc.description.abstractIntroduction: The Ongoing Health Education contributes to the transformation of professional practices, it is based on the critical reflection on the real actions of professionals and their activities in the service network. In the various fields of care it is necessary to think and rethink the way of caring, in the field of Mental health is not different, the same must be based on the knowledge about the context in which the user inserts itself, in order to widen the look about the subject. Objective: This article aimed to report Ongoing Education activities developed with professionals of one unit of Family Healthcare Strategies. Methodology: This is a descriptive study of the report of experiences made from the daily living of the people involved in interventions performed during the months of January and February 2019. The actions to be described are divided into three moments, I sit them: Sensitization about the theme; Approach on filling Information Systems; and knowledge of Mental Health users enrolled in the FHS. Results and Discussion: During the interventions, difficulties have been raised in relation to the filling of registers and medical records of mental health users, as well as the query handling of team members. Conclusion: It is well known that the Ongoing Health Education is a tool able to transform the healthcare practices when carried out with advance planning and based on the real needs of the environment where it is being developed. Speech spaces, such as that provided during the interventions, contribute to the professionals expressing their doubts and the management of the services understand them, in order to qualify health care.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação permanente em saúdepor
dc.subjectSaúde mentalpor
dc.subjectESF (Estratégia de Saúde da Família)por
dc.subjectMental healtheng
dc.subjectFamily health strategyeng
dc.subjectOngoing health educationeng
dc.titleAções de educação permanente em uma equipe de saúde da família: um relato de experiênciapor
dc.title.alternativeActions of ongoing health education in a family health team: an experience reporteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationResidência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúdepor
dc.description.resumoIntrodução: a Educação Permanente em Saúde contribui para a transformação das práticas profissionais, por basear na reflexão crítica sobre as ações reais dos profissionais e em suas atividades na rede de serviços de saúde. Nos diversos campos do cuidado faz-se necessário pensar e repensar a forma de cuidar, no campo da saúde Mental não é diferente, este deve estar alicerçado no conhecimento sobre o contexto no qual o usuário se insere para, assim, ampliar o olhar sobre o sujeito. Objetivo: relatar atividades de Educação Permanente desenvolvidas com profissionais de uma unidade de Estratégia de Saúde da Família. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, elaborado a partir das vivências de um grupo de residentes, o qual descreve intervenções realizadas nos meses de janeiro e fevereiro de 2019. As ações a serem descritas dividiram em três momentos, sendo eles: Sensibilização acerca da temática; Abordagem sobre preenchimento dos Sistemas de Informações; e conhecimento dos usuários de saúde Mental adstritos no território da ESF. Resultados e Discussão: durante a realização das intervenções foram levantadas as dificuldades em relação ao preenchimento de cadastros e prontuários dos usuários de saúde mental, além de ter sido realizado o esclarecimento das dúvidas da equipe. Conclusão: é notório que a Educação Permanente em Saúde é uma ferramenta capaz de transformar as práticas do cuidado quando realizada com planejamento prévio e pautada nas necessidades reais do cenário em que está sendo desenvolvida. Os espaços de fala, como o proporcionado durante as intervenções, contribuem para que os profissionais expressem suas dúvidas e a gestão dos serviços as compreenda, afim de qualificar a atenção à saúde.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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