Integração entre diferentes níveis de atenção através do diagnóstico das ações de controle ao HIV/AIDS na atenção básica
Resumo
Introdução: As unidades de Atenção Básica (AB) são porta de entrada preferencial da rede SUS, possui um espaço privilegiado de gestão do cuidado das pessoas e cumpre papel estratégico na rede de atenção. Entretanto, observa-se que os profissionais da atenção básica, em sua maioria, desconhecem as formas de acesso aos outros níveis de assistência. Objetivo: Através da avaliação da qualidade das ações de controle ao HIV/Aids na atenção básica de um município da região central do Rio Grande do Sul realizar integração entre os diferentes níveis de atenção. Método: Para a coleta de dados foi aplicado um questionário validado para 08 profissionais envolvidos no processo de planejamento/gerenciamento das ações desenvolvidas nas diferentes ESFs e posteriormente realizou-se uma capacitação com participação de 50 profissionais atuantes nas ESFs em questão, abordando as demandas relevantes identificadas pelos entrevistados. Resultados: grande parte das ações propostas para o controle do HIV/Aids tem sido alcançada nas ESFs avaliadas, com alguns problemas pontuais. Entre as ações onde não houve concordância total em relação a sua implementação efetiva, algumas merecem destaque: informação/ações educativas de comportamento de risco (prevenção) para a infecção pelo HIV devido falta de espaço físico adequado na unidade, a busca ativa do usuário com diagnóstico positivo para HIV que não buscou o resultado; busca ativa do parceiro HIV e o referenciamento do indivíduo HIV. Considerações finais: A atualização das práticas a partir da Educação Permanente em Saúde, que dimensiona os processos de trabalho como espaços de aprendizagem e de produção de conhecimento na prática e pela prática, é um desafio ambicioso e necessário, que pode ser feito de forma simples e sistemática através de ações de educação em saúde como a realizada no presente estudo.
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