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dc.contributor.advisorBeck, Sandra Trevisan
dc.creatorOliveira, Amanda Borges de
dc.date.accessioned2019-03-28T12:04:21Z
dc.date.available2019-03-28T12:04:21Z
dc.date.issued2019-02-26
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15987
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Residência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde, RS, 2019.por
dc.description.abstractIntroduction: The units for Basic Care (BC) are the preferred gateway to the health network. It has a privileged space for managing the care of people and fulfills a strategic role in the care network. However, it is observed that most primary care professionals are unaware of the ways of accessing other levels of care. Objective: To evaluate the quality of HIV / AIDS control actions in the basic care of a municipality in the central region of Rio Grande do Sul and through this evaluation to integrate the different levels of care. Method: A validated questionnaire for evaluation of HIV / AIDS control actions was applied to 08 managers of different Family Health Strategies (FHS) of the municipality and training was then carried out for 50 professionals working in this FHS addressing the relevant demands identified by the managers interviewed. Results: most of the actions proposed for the control of HIV / AIDS have been achieved in the ESFs evaluated, with some specific problems. Among the actions where there was no full agreement in relation to its effective implementation, some deserve to be highlighted: information / educational actions of risk behavior (prevention) for HIV infection due to lack of adequate physical space in the unit; the active search of the user with HIV positive diagnosis who returned to know the result; active search of the HIV partner and referral of the HIV individual. Final considerations: The updating of practices based on the Permanent Education in Health, which measures work processes as spaces of learning and production of knowledge in practice and by practice, is an ambitious and necessary challenge, which can be done in a simple way and systematic through health education actions such as the one carried out in the present study.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectHIV/Aidspor
dc.subjectAtenção à saúdepor
dc.subjectQualidade do cuidadopor
dc.subjectHealth careeng
dc.subjectQuality assuranceeng
dc.titleIntegração entre diferentes níveis de atenção através do diagnóstico das ações de controle ao HIV/AIDS na atenção básicapor
dc.title.alternativeIntegration between different levels of attention through the identification of HIV/AIDS control actions in primary careeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationResidência Multiprofissional Integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúdepor
dc.description.resumoIntrodução: As unidades de Atenção Básica (AB) são porta de entrada preferencial da rede SUS, possui um espaço privilegiado de gestão do cuidado das pessoas e cumpre papel estratégico na rede de atenção. Entretanto, observa-se que os profissionais da atenção básica, em sua maioria, desconhecem as formas de acesso aos outros níveis de assistência. Objetivo: Através da avaliação da qualidade das ações de controle ao HIV/Aids na atenção básica de um município da região central do Rio Grande do Sul realizar integração entre os diferentes níveis de atenção. Método: Para a coleta de dados foi aplicado um questionário validado para 08 profissionais envolvidos no processo de planejamento/gerenciamento das ações desenvolvidas nas diferentes ESFs e posteriormente realizou-se uma capacitação com participação de 50 profissionais atuantes nas ESFs em questão, abordando as demandas relevantes identificadas pelos entrevistados. Resultados: grande parte das ações propostas para o controle do HIV/Aids tem sido alcançada nas ESFs avaliadas, com alguns problemas pontuais. Entre as ações onde não houve concordância total em relação a sua implementação efetiva, algumas merecem destaque: informação/ações educativas de comportamento de risco (prevenção) para a infecção pelo HIV devido falta de espaço físico adequado na unidade, a busca ativa do usuário com diagnóstico positivo para HIV que não buscou o resultado; busca ativa do parceiro HIV e o referenciamento do indivíduo HIV. Considerações finais: A atualização das práticas a partir da Educação Permanente em Saúde, que dimensiona os processos de trabalho como espaços de aprendizagem e de produção de conhecimento na prática e pela prática, é um desafio ambicioso e necessário, que pode ser feito de forma simples e sistemática através de ações de educação em saúde como a realizada no presente estudo.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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