As concepções teóricas acerca do ensino da língua materna: um estudo com professoras do ensino médio
Resumo
Este estudo insere-se na Linha de Formação de Professores e Práticas Educativas do Curso de
Gestão Educacional, do Centro de Educação, UFSM. Trata-se de uma pesquisa sobre o ensino
da Língua Materna. Objetivamos compreender através dessa investigação as concepções
acerca do ensino que permeiam a prática pedagógica contextualizada, especificamente,
reconhecendo quais saberes docentes são explicitados na organização do trabalho pedagógico,
além de identificar de que forma as professoras gerenciam organizacionalmente a sua ação
pedagógica, percebendo o que é enfocado no ensino da Língua Materna na atualidade no
contexto de uma escola pública de ensino médio. Para tanto, realizamos uma pesquisa
qualitativa, a partir de uma abordagem narrativa sociocultural (BOLZAN, 2001, 2002, 2006),
tendo como procedimentos a entrevista semi-estruturada e aberta e a análise documental. Os
principais autores que deram suporte para esse fazer investigativo foram: Bolzan (2001, 2002,
2006), Coll (1994, 2001), Esteve (1992), Freitas (1998), Geraldi (1984, 1996, 1997), Libâneo
(2004, 2005), Perrenoud (2002), Schön (1992, 2000) e Tardif (2003). Os participantes dessa
investigação foram professoras de Língua Materna de uma escola pública de ensino médio, da
cidade de Santa Maria, RS. Dentro desta perspectiva, buscamos discutir novas perspectivas
para que o ensino possa avançar, a partir de um enfoque sociocultural vygotskiano (1988,
1998), que concebe a construção do conhecimento e o desenvolvimento da linguagem a partir
da relação, da interação dialética do sujeito com seu meio social e cultural. Também,
refletimos acerca dos saberes docentes dentro de uma perspectiva refletiva e de um enfoque
da participação coletiva. Sendo a escola um desses espaços, o professor é o mediador entre o
contexto individual do aluno e o contexto social mais amplo. Desse modo, tornou-se
necessário sistematizar e organizar este estudo a partir das seguintes categorias: concepção
cristalizada, concepção contraditória e concepção em construção, evidenciadas através das
recorrências narrativas das professoras. Observou-se, na análise dos dados, os ditos das
docentes, evidenciando-se um discurso que não foi suficientemente apropriado e que,
portanto, não prepondera nas suas ações. Assim, o ensino de Língua Materna é visto de forma
idealizada, distanciando-se a teoria da prática, como também, a reflexão na ação (Schön,
1992) ainda não se encontra efetivada nas ações de ensino, considerando-se as vozes
analisadas.
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- Gestão Educacional [294]
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