dc.contributor.advisor | Minuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer | |
dc.creator | Duraczinski, Veridiana Pereira | |
dc.date.accessioned | 2016-05-12T14:27:43Z | |
dc.date.available | 2016-05-12T14:27:43Z | |
dc.date.issued | 2012-11-30 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1599 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | This article addresses the situation of Technologies of Information and Communication Technology (ICT) in schools, especially in the first three years of elementary school in a State School of towns, presenting briefly on aspects of teaching practice and the context of the introduction ICT in the classroom. Moreover, under this focus, comes to issues involved in the training of teachers in this technological integration and contributions resulting from the process of learning in students. Through literature and questionnaires answered by teachers was possible to see how they are viewed Technologies of Information and Communication Technology (ICT) in the classroom and contributions to the children. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Aprendizagem de alunos | por |
dc.subject | Anos iniciais | por |
dc.subject | Prática docente | por |
dc.subject | TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) | por |
dc.title | Tecnologias da informação e da comunicação e práticas pedagógicas docentes: contribuições no processo de aprendizagem de alunos de anos iniciais | por |
dc.title.alternative | Information and communication technologies teachers and teaching practices: contributions in the learning process of students in the early years | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo aborda a situação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas escolas, em especial nos três primeiros anos do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual do interior do RS, apresentando, brevemente, aspectos acerca da prática docente e do contexto da introdução das TIC na sala de aula. Além disso, sob esse foco, trata de questões envolvidas na formação dos professores nesta inserção tecnológica e as contribuições decorrentes deste processo na aprendizagem de alunos. Através de pesquisa bibliográfica e de questionários respondidos pelas professoras foi possível constatar como são vistas as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) em sala de aula e as contribuições para as crianças. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |