Narrativas e metanarrativas de um discurso agroecológico: os assentamentos de reforma agrária da região central do RS
Resumen
Este trabalho aborda alguns pensamentos e idéias-chave que construíram o pensamento ocidental acerca da concepção de natureza, abrindo caminho para a reflexão sobre a prática da agroecologia a partir das raízes do atual pensamento, identificando as concepções filosóficas e epistemológicas que fundamentam, contemporaneamente, a relação humano/ambiente/natureza, bem como conhecer sua evolução. Resgata o surgimento de noções como sustentabilidade, agricultura sustentável e agroecologia na percepção e discurso de diferentes atores sociais e, também, de experiências positivas de construção de conhecimentos em redes institucionais de pesquisa e extensão junto aos agricultores assentados pela Reforma Agrária. Por fim aponta alguns pressupostos na possibilidade de uma Educação Ambiental crítica, onde a importância desta nos processos de planejamentos dos assentamentos, considerando a realidade local como ponto de partida (Pesquisa da Realidade), a participação dos atores sociais e a adoção de metodologias participativas sob a perspectiva do pensamento sistêmico e de uma visão complexa da realidade, esta que transcende as grandes narrativas, o que sugere o empoderamento dos sujeitos de discursos. Investiga a partir da análise documental, entrevista semi-estruturada, conversa informal e descodificação de imagens, as narrativas dos sujeitos de discursos. Objetiva identificar os mediadores envolvidos nos possíveis processos de Educação Ambiental, bem como as percepções que os agricultores assentados possuem sobre as temáticas meio ambiente, natureza, agroecologia, ecologia e sustentabilidade e, por fim, propõe sugestões e ações que venham a contribuir nas discussões sobre a importância da mesma na gestão responsável do território.
Colecciones
- Educação Ambiental - EaD [323]
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