Implicações da gestão escolar nas práticas educativas e formação profissional de alunos na modalidade PROEJA
Abstract
Esse estudo de caso tem como objetivo analisar as implicações da gestão escolar nas práticas educativas da modalidade PROEJA – Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos em um Instituto Federal Tecnológico do município de Sapucaia do Sul (RS). Foram colaboradores dois professores das disciplinas propedêuticas (Matemática e Ciências Biológicas), dois das profissionalizantes (Ciências Contábeis e Administração), uma supervisora pedagógica, a coordenadora do Curso Técnico em Administração do PROEJA e três discentes do terceiro ano do Técnico em Administração. As informações foram coletadas através de questionários abertos e analisadas em categorias, utilizando-se análise de conteúdo. Entre os docentes foram pesquisadas as concepções de gestão escolar, conhecimentos gerais e experienciais para a docência, desafios das práticas pedagógicas coletivas e as implicações da concomitância das disciplinas propedêuticas e profissionalizantes na formação profissional dos alunos. Entre os discentes, foram analisadas as motivações, perspectivas e expectativas com relação ao PROEJA. A análise das informações indicou que a gestão escolar dessa modalidade desafia e motiva os gestores a desenvolver coletivamente o projeto pedagógico integrado, alicerçado nos saberes, dificuldades e expectativas dos alunos, e nas relações entre as disciplinas, a formação para o trabalho e a educação geral. Quanto aos discentes, a formação profissional em tempo reduzido na modalidade PROEJA precede à formação geral, focalizada na inserção ao mercado de trabalho. Assim, a gestão escolar nessa instituição apresenta-se como um processo em construção, na interlocução entre os diversos segmentos, no engajamento participativo e na co-responsabilidade coletiva.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: