Implicações da gestão escolar nas práticas educativas e formação profissional de alunos na modalidade PROEJA
Fecha
2010-09-18Autor
Fernandes, Marta Rejane da Luz
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esse estudo de caso tem como objetivo analisar as implicações da gestão escolar nas práticas educativas da modalidade PROEJA – Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos em um Instituto Federal Tecnológico do município de Sapucaia do Sul (RS). Foram colaboradores dois professores das disciplinas propedêuticas (Matemática e Ciências Biológicas), dois das profissionalizantes (Ciências Contábeis e Administração), uma supervisora pedagógica, a coordenadora do Curso Técnico em Administração do PROEJA e três discentes do terceiro ano do Técnico em Administração. As informações foram coletadas através de questionários abertos e analisadas em categorias, utilizando-se análise de conteúdo. Entre os docentes foram pesquisadas as concepções de gestão escolar, conhecimentos gerais e experienciais para a docência, desafios das práticas pedagógicas coletivas e as implicações da concomitância das disciplinas propedêuticas e profissionalizantes na formação profissional dos alunos. Entre os discentes, foram analisadas as motivações, perspectivas e expectativas com relação ao PROEJA. A análise das informações indicou que a gestão escolar dessa modalidade desafia e motiva os gestores a desenvolver coletivamente o projeto pedagógico integrado, alicerçado nos saberes, dificuldades e expectativas dos alunos, e nas relações entre as disciplinas, a formação para o trabalho e a educação geral. Quanto aos discentes, a formação profissional em tempo reduzido na modalidade PROEJA precede à formação geral, focalizada na inserção ao mercado de trabalho. Assim, a gestão escolar nessa instituição apresenta-se como um processo em construção, na interlocução entre os diversos segmentos, no engajamento participativo e na co-responsabilidade coletiva.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: