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dc.contributor.advisorQuadros, Claudemir de
dc.creatorFontoura, Marta Regina
dc.date.accessioned2019-03-29T14:00:48Z
dc.date.available2019-03-29T14:00:48Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16008
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe education coordinating is a professional job compromised to the other segments of the school to point the activities, to become effective the quality of the whole educational process. In this sense, this study intended understanding the function performed by the Educational Coordinator in the educational context, to investigate the work, relevance and assignments of the Educational Coordinator State in Santa Maria – Rio Grande do Sul, State College of Fundamental Education Marieta D'Ambrosio. It has a qualitative character because has multiple paths to be followed for implementation of the project developed. A representative sample of this research was four teachers and three teaching coordinators by the institution. The collection instrument was a questionnaire with open questions. Teachers and coordinators reported the importance of the role of Coordinator of Teaching and continuing education, and appreciation of the professional who performs this task. In this sense is possible to address the Pedagogical Coordinator without talking about the context in which this action is situated, because we can rethink the political and social job from this professional. That is why the construction of a new reality involves the construction of a new paradigm and it must be assumed by the Educational Coordinator in argumentative process, based on their speeches and actions of well-founded.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCoordenador pedagógicopor
dc.subjectEscola públicapor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectProcesso educacionalpor
dc.subjectEducational coordinatoreng
dc.subjectPublics schooleng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectEducational processeng
dc.titleCoordenador pedagógico numa perspectiva democráticapor
dc.title.alternativeEducational coordinator democratic perspectiveeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA Coordenação Pedagógica constitui-se no trabalho de um profissional que tem o comprometimento com os demais segmentos da escola de direcionar as atividades desenvolvidas dentro da escola de forma que se efetive a qualidade de todo o processo educacional. Neste sentido, a presente monografia objetivou compreender a função exercida pelo Coordenador Pedagógico no contexto educacional, investigar o trabalho desenvolvido, a relevância e as atribuições do Coordenador Pedagógico de uma escola Estadual do Município de Santa Maria – Rio Grande do Sul, Escola Estadual de Ensino Fundamental Marieta D’ Ambrósio. Está pesquisa é de cunho qualitativo porque apresenta vários caminhos a serem percorridos para a sua realização do projeto desenvolvido. A amostra representativa desta pesquisa foi de quatro professores da referida instituição de ensino e três coordenadores pedagógicos. O instrumento de coleta de dados foi o questionário, com questões abertas. Os professores e coordenadores pedagógicos relataram a importância da função do Coordenador Pedagógico e da formação continuada, além da valorização do profissional que desempenha essa função. Nesse sentido considero que não é possível abordar a questão do Coordenador Pedagógico sem falar sobre o contexto em que sua ação está situada, pois só através disso é que poderemos repensar o seu papel político e social. É por isso que a construção de uma nova realidade passa pela construção de um novo paradigma e isso precisa ser assumido pelo Coordenador Pedagógico num processo argumentativo, baseado nas suas falas e nas suas ações bem fundamentadas.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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