dc.contributor.advisor | Quadros, Claudemir de | |
dc.creator | Fontoura, Marta Regina | |
dc.date.accessioned | 2019-03-29T14:00:48Z | |
dc.date.available | 2019-03-29T14:00:48Z | |
dc.date.issued | 2011-09-17 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16008 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The education coordinating is a professional job compromised to the other segments of the school to
point the activities, to become effective the quality of the whole educational process. In this sense, this
study intended understanding the function performed by the Educational Coordinator in the
educational context, to investigate the work, relevance and assignments of the Educational
Coordinator State in Santa Maria – Rio Grande do Sul, State College of Fundamental Education
Marieta D'Ambrosio. It has a qualitative character because has multiple paths to be followed for
implementation of the project developed. A representative sample of this research was four teachers
and three teaching coordinators by the institution. The collection instrument was a questionnaire with
open questions. Teachers and coordinators reported the importance of the role of Coordinator of
Teaching and continuing education, and appreciation of the professional who performs this task. In
this sense is possible to address the Pedagogical Coordinator without talking about the context in
which this action is situated, because we can rethink the political and social job from this professional.
That is why the construction of a new reality involves the construction of a new paradigm and it must
be assumed by the Educational Coordinator in argumentative process, based on their speeches and
actions of well-founded. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Coordenador pedagógico | por |
dc.subject | Escola pública | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Processo educacional | por |
dc.subject | Educational coordinator | eng |
dc.subject | Publics school | eng |
dc.subject | Teaching | eng |
dc.subject | Educational process | eng |
dc.title | Coordenador pedagógico numa perspectiva democrática | por |
dc.title.alternative | Educational coordinator democratic perspective | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A Coordenação Pedagógica constitui-se no trabalho de um profissional que tem o comprometimento
com os demais segmentos da escola de direcionar as atividades desenvolvidas dentro da escola de
forma que se efetive a qualidade de todo o processo educacional. Neste sentido, a presente
monografia objetivou compreender a função exercida pelo Coordenador Pedagógico no contexto
educacional, investigar o trabalho desenvolvido, a relevância e as atribuições do Coordenador
Pedagógico de uma escola Estadual do Município de Santa Maria – Rio Grande do Sul, Escola
Estadual de Ensino Fundamental Marieta D’ Ambrósio. Está pesquisa é de cunho qualitativo porque
apresenta vários caminhos a serem percorridos para a sua realização do projeto desenvolvido. A
amostra representativa desta pesquisa foi de quatro professores da referida instituição de ensino e
três coordenadores pedagógicos. O instrumento de coleta de dados foi o questionário, com questões
abertas. Os professores e coordenadores pedagógicos relataram a importância da função do
Coordenador Pedagógico e da formação continuada, além da valorização do profissional que
desempenha essa função. Nesse sentido considero que não é possível abordar a questão do
Coordenador Pedagógico sem falar sobre o contexto em que sua ação está situada, pois só através
disso é que poderemos repensar o seu papel político e social. É por isso que a construção de uma
nova realidade passa pela construção de um novo paradigma e isso precisa ser assumido pelo
Coordenador Pedagógico num processo argumentativo, baseado nas suas falas e nas suas ações
bem fundamentadas. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |