Inclusão educacional de alunos com deficiência: o estudo de uma realidade
Resumen
Este trabalho é uma pesquisa do tipo estudo de caso, realizada em
uma Escola Estadual de Ensino Fundamental, localizada na cidade de
Caçapava do Sul, RS. Objetivamos analisar como o processo de inclusão é
percebido pelos professores. O Referencial Teórico aborda o tema Inclusão,
procurando esclarecer as mudanças necessárias no sistema educacional
brasileiro, para que esse paradigma – a educação inclusiva, seja uma realidade
de fato nas escolas. Faz-se uma diferenciação dos paradigmas da integração e
inclusão, termos esses que confundem os elementos inseridos no ambiente
educativo, gerando opiniões contraditórias e terminologias confusas. Para
elaborar a entrevista realizada com dez (10) professores da Escola Estadual
escolhida, o referencial teórico foi tomado como guia. Elaborada a entrevista, os
dados foram coletados e analisados em outubro e novembro de 2004. Consta
também de uma contextualização da Escola, na qual a pesquisa foi
desenvolvida, bem como de uma análise no Projeto Político Pedagógico da
escola. A partir da entrevista com os professores, tivemos uma visão clara e
atual da percepção dos professores sobre educação inclusiva, do quanto esse
assunto ainda precisa ser analisado e discutido nas escolas, por todos os
envolvidos, para que seja traçado um novo caminho para a educação brasileira,
tendo como objetivo principal a inclusão de todos os alunos, e considerando a
diversidade como fator de enriquecimento de qualquer aprendizagem, seja ela
formal ou informal.
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- Educação [46]
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