Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMelo, Regina
dc.creatorFrandalozo, Sandra Mari
dc.date.accessioned2019-04-02T13:19:20Z
dc.date.available2019-04-02T13:19:20Z
dc.date.issued2004-11
dc.date.submitted2004
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16035
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2004.por
dc.description.abstractThis work has as focus to investigate the competences and the professionals' abilities that act in the infantile education. Contributions of the bibliographical research were used as principal instrument, using contemporary authors Ariés, Freire, Varela, Arroyo e Perrenoud, that contributed with the theme. The bibliographical research evidenced that the Brazilian school reality seeks the professional's appropriate formation more and more - teacher and that his performance close to the children and to schools are decisive factors of the attendance pattern in any educational segment. The educational activity needs qualification, because the act of teaching demands predisposition for the constant learning. The professional should be capable to organize and to drive learning situations. It concludes that is necessary the pedagogic domain as essential factor for the competent and qualified professionals' preparation that promote and favor the learning through the competences and abilities that are based in the affectivity, generosity, simplicity and wisdom that the professional should possess because he needs to be an eternal child specialist, to understand through the study the human person's mystery and how it is presented in the first phase of the life: the childhood. It is believed that these competences and abilities turn the capable professionals for us to interact in social reality, in a committed changing perspective with the implantation of new conceptions of infantile education.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.titleReflexões acerca do profissional de educação infantil: habilidades e competênciaspor
dc.title.alternativeReflections concerning the professional of infantile education: abilities and competenceseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste trabalho tem como enfoque investigar as competências e habilidades dos profissionais que atuam na Educação Infantil. Foram utilizados aportes da pesquisa bibliográfica como principal instrumento, usando autores contemporâneos como Ariés, Freire, Varela, Arroyo e Perrenoud, que contribuíram com o tema. A pesquisa bibliográfica evidenciou que a realidade escolar brasileira busca cada vez mais a formação adequada do profissional - professor e que sua atuação junto às crianças e a escolas são fatores determinantes do padrão de atendimento em qualquer segmento educacional. A atividade docente necessita qualificação, pois o ato de ensinar exige predisposição para o constante aprender. O profissional deve ser capaz de organizar e dirigir situações de aprendizagem. Concluiu-se que é necessário o domínio pedagógico como fator essencial para a preparação de profissionais competentes e qualificados que promovam e favoreçam o aprendizado através das competências e habilidades que se fundamentam na amorosidade, generosidade, simplicidade e sabedoria que o profissional deve possuir, pois este precisa ser um eterno estudioso da criança, compreender através do estudo o mistério da pessoa humana e como se apresenta na primeira fase da vida: a infância. Acredita-se que estas competências e habilidades tornam os profissionais aptos para interagirem na realidade social, numa perspectiva transformadora comprometida com a implantação de novas concepções de educação infantil.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto