dc.contributor.advisor | Corazza, Sara Teresinha | |
dc.creator | Fagundes, Adriana Letícia Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2019-04-02T14:48:07Z | |
dc.date.available | 2019-04-02T14:48:07Z | |
dc.date.issued | 2005-08-12 | |
dc.date.submitted | 2005 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16038 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano , RS, 2005. | por |
dc.description.abstract | The verbal instructions and the demonstration are more frequently the means used in the
transmission of information the about of the goal to be reached. In the present study it was
looked for to verify the existence of the difference of the acting motor in I swim him crawl,
through the use of the progressive partial method with two different feedback focuses, the
verbal tracks and the demonstration. They were part of this study thirteen students apprentices
of swimming of the School of Swimming of the Sport Association of Santa Maria's Federal
University, with ages between nine and fourteen years and of both sexes. Two experimental
groups were submitted to two different learning conditions. The first group received
demonstrative feedback and the second group, verbal tracks. The results showed that there
was learning in the two groups, but through the Teste T of Student to verify happened
significant difference, it was observed that there was not superiority among the groups, that is
to say, it didn't happen significant difference among them where t=0,627, with significância
level p <0,05. So much the group that received the demonstrative feedback all that received
the verbal tracks obtained learning of the I swim, improving its actings. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Nado crawl | por |
dc.subject | Demonstração | por |
dc.subject | Pistas verbais | por |
dc.subject | I swim crawl | eng |
dc.subject | Demonstration | eng |
dc.subject | Verbal tracks | eng |
dc.title | Desempenho motor no nado crawl através de retroalimentações verbais e demonstrativas | por |
dc.title.alternative | Acting motor in I swim him crawl through verbal and demonstrative feedbacks | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Pesquisa e Ensino em Ciência do Movimento Humano | por |
dc.description.resumo | As instruções verbais e a demonstração são os meios mais freqüentemente utilizados na
transmissão de informação a cerca da meta a ser alcançada. No presente estudo buscou-se
verificar a existência da diferença do desempenho motor no nado crawl, através da utilização
do método parcial progressivo com dois diferentes enfoques de retroalimentação, as pistas
verbais e a demonstração. Fizeram parte deste estudo treze alunos praticantes de natação da
Escolinha de Natação da Associação Desportiva da Universidade Federal de Santa Maria,
com idades entre nove e quatorze anos e de ambos os sexos. Dois grupos experimentais foram
submetidos a duas diferentes condições de aprendizagem. O primeiro grupo recebeu
retroalimentação demonstrativa e o segundo grupo, pistas verbais. Os resultados mostraram
que houve aprendizagem nos dois grupos, mas através do Teste T de Student para verificar se
ocorreu diferença significativa, observou-se que não houve superioridade entre os grupos, ou
seja, não ocorreu diferença significativa entre eles onde t=0,627, com nível de significância
p<0,05. Tanto o grupo que recebeu a retroalimentação demonstrativa quanto o que recebeu as
pistas verbais obtiveram aprendizagem do nado, melhorando seus desempenhos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |