dc.contributor.advisor | Dal-Forno, Josiane Pozzatti | |
dc.creator | Freitas, Neida Maria Camponogara de | |
dc.date.accessioned | 2019-04-03T12:18:27Z | |
dc.date.available | 2019-04-03T12:18:27Z | |
dc.date.issued | 2012-12-14 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16046 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | Thinking about public school quality in Brazil as the educational Institution
responsible for basic education of most citizens, it is perceived as relevant to
approach Educators of Patrimonial Education. Based on this assumption, the
objective of this study was to investigate how managers of public schools that meet
the modality of Education for Young and Adults (EJA) perceive the theme Patrimonial
Education. In order to seek answers to the questions proposed in this research, we
proceeded to the collection, description and careful analysis of the data, based on the
literature research and field work, in a qualitative approach. Participants were
managers of public schools that meet the modality of Education for Young and Adults
(EJA) in elementary school in the town of Santa Maria, in the state of Rio Grande do
Sul (RS). The survey results demonstrated that most managers realize the
importance and the need of developing a teaching job involving the Patrimonial
Education in schools as a way to know, appreciate and respect the different cultural
manifestations of people. At the same time, they recognize the need to increase the
theme for the Continuing Education of Teachers, with the objective of expanding knowledge. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação patrimonial | por |
dc.subject | EJA (Educação de Jovens e Adultos) | por |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Patrimônio cultural | por |
dc.subject | Patrimonial education | eng |
dc.subject | Management | eng |
dc.subject | Cultural heritage | eng |
dc.title | Educação patrimonial e educação de jovens e adultos: percepção dos gestores de escolas públicas de Santa Maria - RS | por |
dc.title.alternative | Patrimonial education and young and adults education: perception of managers of public schools in Santa Maria - RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapucaia do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Pensando a escola pública de qualidade no Brasil como a instituição educacional
responsável pela formação básica da maioria dos cidadãos, percebe-se como é
relevante aproximar os educadores da Educação Patrimonial. Partindo desse
pressuposto, este trabalho teve como objetivo investigar como os gestores de
escolas públicas, que atendem a modalidade de Educação de Jovens e Adultos
(EJA), percebem a temática Educação Patrimonial. No sentido de buscar respostas
às indagações propostas nesta pesquisa, procedeu-se à coleta, à descrição e à
análise cuidadosa dos dados. A pesquisa caracteriza-se como descritiva e teve,
como delineamento, a pesquisa bibliográfica e o levantamento através do trabalho
de campo, numa abordagem qualitativa. Os participantes foram gestores de escolas
públicas que atendem a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no
ensino fundamental, no município de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul
(RS). Os resultados da pesquisa mostraram que a maioria dos gestores percebe a
importância e a necessidade de desenvolver um trabalho pedagógico de Educação
Patrimonial envolvendo o Patrimônio Cultural nas escolas, como uma forma de
conhecer, valorizar e respeitar as diferentes manifestações culturais dos povos. Ao
mesmo tempo, eles reconhecem a necessidade de ampliar a temática para a
Formação Continuada de Professores, visando a expandir os conhecimentos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |