A construção coletiva do projeto político-pedagógico: ação estratégica para a democratização da gestão escolar
Resumo
A gestão escolar democrática é vislumbrada como o modelo ideal de gestão a ser praticado
nas escolas públicas brasileiras. Garantida pela legislação e defendida por autores/professores
da área da educação, por envolver as comunidades escolar e local nos processos decisórios
das áreas pedagógica, administrativa e financeira; essa forma de gerir a escola, apesar de
difundida desde o final dos anos 80, ainda é um desafio para os gestores educacionais e
escolares. Para transformar essa utopia em realidade avulta em importância a construção
coletiva do projeto político-pedagógico (PPP). Entende-se que esse documento deve ser o
guia-mor das instituições de ensino para afirmar a gestão democrática e garantir ensino de
qualidade nas escolas. Explicitar todos esses aspectos fomentou a elaboração deste estudo que
tem por objetivo geral “analisar as atuais formas de construção dos projetos políticopedagógicos
nas escolas estaduais localizadas no município de Santa Maria-RS.” Para atingir
a esse objetivo adotou-se o estudo de caso, como método de pesquisa, por sua natureza
descritiva. Os dados foram coletados nos ambientes onde, naturalmente, os fenômenos
estudados acontecem, ou seja, nas escolas; por meio de questionários, entrevistas com
gestores/professores, observações e análise de documentos. Esses dados coletados foram
apreciados pelo pesquisador, de acordo com a análise de conteúdo. Vale dizer que este estudo
caracteriza-se, do ponto de vista da abordagem do problema, como uma pesquisa qualitativa,
pois está pautado em análises e interpretações de conteúdos. Do referencial teórico, destaca-se
que a gestão democrática na escola implica contar com a participação de diferentes segmentos
da comunidade escolar nas decisões sobre organização pedagógica, administrativa e
financeira; e seguir o rumo estabelecido na (re)construção coletiva do projeto políticopedagógico.
(ANTUNES; PADILHA, 2010). Neste estudo, abordam-se concepções sobre
gestão democrática, (re)elaboração coletiva do PPP, além de estratégias e/ou alternativas
(projetos/atividades/ações) desenvolvidas, atualmente, pelas escolas e que podem ampliar a
participação da comunidade escolar na construção e na execução do projeto políticopedagógico.
Em síntese, a escola que concebe seu PPP coletivamente conquista sua
autonomia no sentido de executar projetos e desenvolver atividades que visam a atingir aos
objetivos propostos pela comunidade escolar. Isto é gestão escolar democrática: toda a
comunidade escolar (gestores, professores, alunos, funcionários, pais,...) comprometida com o
processo de (re)construção e execução do PPP, visando a qualidade da educação.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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