Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOurique, Maiane Liana Hatschbach
dc.creatorFernandes, Vera Maria Simi
dc.date.accessioned2019-04-03T13:30:36Z
dc.date.available2019-04-03T13:30:36Z
dc.date.issued2012-11-30
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16051
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractThe present search intended to anabpe the importance of School Boards in a articulation of democratic management with a view to educational quality throng of participation and representatively of all communitarian segments. This work constitutes itself, then, of a qualitative boarding, it characterizes itself as a study of case that follows the presuppositions of bibliographical search. The focus of study places itself the analysis of implantation and functioning of School Board of School Municipal Elementary School São José from Mata-RS. The intention is to detach the School Board like a collective organ of fundamental importance to improvement of quality of education, it turns the school in a singular place to practice of participative democracy in order to promove a conscious and engaged citizenship with interests fron local community. For a better understanding, the search was divided in three chapters. The first chapter treats about the concept of democratic management, the second chapter approaches the School Boards and some dimensions that imply them and the third chapter talks about the consolidation and functioning of School Board from School Municipal Elementary School São José Mata-RS. As main result of this study is detached the possibility of to create mechanisms to a mobilization from school community throug of its several segments, the possibilities of get better the quality of education are amplified in an action of united responsibility between the school and the society.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectConselho escolarpor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectQualidadepor
dc.subjectSchool boardeng
dc.subjectDemocratic managementeng
dc.subjectQualityeng
dc.titleConselhos escolares: uma perspectiva de gestão democráticapor
dc.title.alternativeSchool bvards: a perspective of democratic managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoEsta pesquisa busca analisar a importância dos Conselhos Escolares (CEs) na articulação da gestão democrática, visando à qualidade educacional por meio da participação e representatividade de todos os segmentos da comunidade. O trabalho se constitui de uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso que segue os pressupostos da pesquisa bibliográfica. O objetivo do estudo consiste na análise da implantação e do funcionamento do Conselho Escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental São José de Mata-RS. A intenção é destacar o CE como um órgão colegiado de fundamental importância para a melhoria da qualidade da educação, tornando a escola um lugar privilegiado para o exercício da democracia participativa, a fim de promover uma cidadania consciente e comprometida com os interesses da comunidade local. Como resultado, destaca-se a possibilidade de criar mecanismos para a mobilização da comunidade escolar através de seus vários segmentos, ampliando as possibilidades de melhorar a qualidade da educação, numa ação de responsabilidade conjunta entre a escola e a sociedade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto