Políticas educacionais: o curso procedimentos didático-pedagógicos aplicáveis em história e cultura afro-brasileira em análise
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Data
2011-09-16Autor
Fernandes, Rodrigo Blasckesi
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O presente trabalho tem como tema a questão das políticas públicas de inclusão,
com ênfase no Curso Procedimentos Didático-pedagógicos Aplicáveis em História e
Cultura Afro-brasileira, promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
em parceria com a secretaria Municipal de
Educação da cidade de São Leopoldo - RS. O principal objetivo dessa pesquisa é
analisar as implicações do curso com a efetivação da gestão democrática neste
sistema de ensino, ao instrumentalizar professores para o trabalho com a
diversidade cultural – especialmente para a questão africana e afro-brasileira.
Metodologicamente recorreu-se a análise documental, sendo o projeto do curso a
principal fonte de análise, a partir de duas categorias: a participação dos cursistas e
a questão da formação continuada de professores. Assim foi possível estabelecer
uma discussão abordando essas categorias e a gestão democrática da educação. A
pesquisa revela que o processo de inserção da temática afro-brasileira nas escolas
pode contribuir sobremaneira no processo de efetivação da gestão democrática da
educação, no entanto, cabe ressaltar que essas ações devem levar em
consideração o contexto mais amplo, à fim de envolverem a participação da
comunidade escolar. Isso implica que educadores, pais, alunos e funcionários
decidam sobre os rumos e a identidade de suas unidades escolares.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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