Uma dificuldade do ensino e aprendizagem de matemática: leitura, interpretação e produção de problemas matemáticos
Resumo
Este trabalho tem como objetivo principal analisar a formulação e
interpretação de problemas matemáticos. Procurou-se fazer uma integração da
língua escrita e falada com a matemática, conduzindo os alunos a leitura de textos
matemáticos e a escrita de problemas. A pesquisa é de cunho qualitativo e está
fundamentada na Teoria Sócio-histórica de Vygotsky, nas concepções de alguns
autores sobre a Metodologia da Resolução de Problemas e nas orientações dos
Parâmetros Curriculares Nacionais. Aplicou-se a Metodologia da Resolução de
Problemas como pressuposto de promover nos alunos habilidades e estratégias que
lhes permitissem aprender a aprender, através de uma prática diversificada e
significativa. O trabalho apresenta uma breve descrição da instituição escolhida para
a realização da pesquisa, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Almiro
Beltrame, descrevendo as atividades matemáticas propostas em sala de aula: textos
envolvendo a Matemática, problemas convencionais de Matemática, desafios,
formulação de problemas, poemas e adivinhações. As descrições e reflexões da
prática, presentes no capítulo final, buscam responder a perguntas como: será que o
trabalho com leitura, interpretação e formulação de problemas matemáticos foi
significativo na aprendizagem de conteúdos novos e na resolução de problemas?
Quais foram os maiores obstáculos apresentados quanto à resolução de problemas?
Coleções
- Educação Matemática [27]
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