Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBrambilla, Primo Manoel
dc.creatorFontoura, Lisete Raymundo
dc.date.accessioned2019-04-03T15:27:55Z
dc.date.available2019-04-03T15:27:55Z
dc.date.issued2011-01-13
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16059
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Educação Matemática, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the formulation and interpretation of mathematical problems. It tried to integrate the written and the spoken languages with mathematics, leading the students to the reading of mathematical texts and to write the problems, The research is qualitative and is based in Vigotsky’s Social and Historical Theory, in the conceptions of some authors about the Methodology of Solving Problems and in the orientations of the National Curriculum Parameters. The methodology of solving problems was used with the intention of promoting to the students the abilities and strategies of learning to learn through a diversified and significant praxis. It represents a brief description of the institutions chosen to carry out the research, Fundamental State School ‘Almiro Beltrame’, describing the mathematical activities proposed in classroom: texts involving Mathematics, Mathematical conventional problems, challenges, problem formulations, poems and puzzles. The descriptions and reflections of the practice, present in the final chapter, aim to answer questions how: Is the reading, the interpretation and formulation of mathematical problems significant in learning new contents and in solving the problems? What were the biggest obstacles presented when solving the problems?eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectMetodologia de ensinopor
dc.subjectProblem solvingeng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectTeaching methodologyeng
dc.titleUma dificuldade do ensino e aprendizagem de matemática: leitura, interpretação e produção de problemas matemáticospor
dc.title.alternativeDifficulties of teaching and learning mathematics: reading, interpretation and production of mathematical problemseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Matemáticapor
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo principal analisar a formulação e interpretação de problemas matemáticos. Procurou-se fazer uma integração da língua escrita e falada com a matemática, conduzindo os alunos a leitura de textos matemáticos e a escrita de problemas. A pesquisa é de cunho qualitativo e está fundamentada na Teoria Sócio-histórica de Vygotsky, nas concepções de alguns autores sobre a Metodologia da Resolução de Problemas e nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Aplicou-se a Metodologia da Resolução de Problemas como pressuposto de promover nos alunos habilidades e estratégias que lhes permitissem aprender a aprender, através de uma prática diversificada e significativa. O trabalho apresenta uma breve descrição da instituição escolhida para a realização da pesquisa, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Almiro Beltrame, descrevendo as atividades matemáticas propostas em sala de aula: textos envolvendo a Matemática, problemas convencionais de Matemática, desafios, formulação de problemas, poemas e adivinhações. As descrições e reflexões da prática, presentes no capítulo final, buscam responder a perguntas como: será que o trabalho com leitura, interpretação e formulação de problemas matemáticos foi significativo na aprendizagem de conteúdos novos e na resolução de problemas? Quais foram os maiores obstáculos apresentados quanto à resolução de problemas?por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Matemática [27]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Matemática

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto