dc.contributor.advisor | Brambilla, Primo Manoel | |
dc.creator | Fontoura, Lisete Raymundo | |
dc.date.accessioned | 2019-04-03T15:27:55Z | |
dc.date.available | 2019-04-03T15:27:55Z | |
dc.date.issued | 2011-01-13 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16059 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Curso de Especialização em Educação Matemática, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This paper aims to analyze the formulation and interpretation of mathematical
problems. It tried to integrate the written and the spoken languages with
mathematics, leading the students to the reading of mathematical texts and to write
the problems, The research is qualitative and is based in Vigotsky’s Social and
Historical Theory, in the conceptions of some authors about the Methodology of
Solving Problems and in the orientations of the National Curriculum Parameters. The
methodology of solving problems was used with the intention of promoting to the
students the abilities and strategies of learning to learn through a diversified and
significant praxis. It represents a brief description of the institutions chosen to carry
out the research, Fundamental State School ‘Almiro Beltrame’, describing the
mathematical activities proposed in classroom: texts involving Mathematics,
Mathematical conventional problems, challenges, problem formulations, poems and
puzzles. The descriptions and reflections of the practice, present in the final chapter,
aim to answer questions how: Is the reading, the interpretation and formulation of
mathematical problems significant in learning new contents and in solving the
problems? What were the biggest obstacles presented when solving the problems? | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Resolução de problemas | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Metodologia de ensino | por |
dc.subject | Problem solving | eng |
dc.subject | Learning | eng |
dc.subject | Teaching methodology | eng |
dc.title | Uma dificuldade do ensino e aprendizagem de matemática: leitura, interpretação e produção de problemas matemáticos | por |
dc.title.alternative | Difficulties of teaching and learning mathematics: reading, interpretation and production of mathematical problems | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Matemática | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo principal analisar a formulação e
interpretação de problemas matemáticos. Procurou-se fazer uma integração da
língua escrita e falada com a matemática, conduzindo os alunos a leitura de textos
matemáticos e a escrita de problemas. A pesquisa é de cunho qualitativo e está
fundamentada na Teoria Sócio-histórica de Vygotsky, nas concepções de alguns
autores sobre a Metodologia da Resolução de Problemas e nas orientações dos
Parâmetros Curriculares Nacionais. Aplicou-se a Metodologia da Resolução de
Problemas como pressuposto de promover nos alunos habilidades e estratégias que
lhes permitissem aprender a aprender, através de uma prática diversificada e
significativa. O trabalho apresenta uma breve descrição da instituição escolhida para
a realização da pesquisa, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Almiro
Beltrame, descrevendo as atividades matemáticas propostas em sala de aula: textos
envolvendo a Matemática, problemas convencionais de Matemática, desafios,
formulação de problemas, poemas e adivinhações. As descrições e reflexões da
prática, presentes no capítulo final, buscam responder a perguntas como: será que o
trabalho com leitura, interpretação e formulação de problemas matemáticos foi
significativo na aprendizagem de conteúdos novos e na resolução de problemas?
Quais foram os maiores obstáculos apresentados quanto à resolução de problemas? | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |