A reconstrução do projeto políticopedagógico em uma escola municipal da zona rural de Novo Barreiro/RS
Resumo
Esta pesquisa objetivou analisar se a participação da comunidade escolar na
reconstrução do projeto político-pedagógico de uma Escola Municipal de Ensino
Fundamental da zona rural do município de Novo Barreiro/RS pode ser considerado
como um instrumento de gestão democrática. O presente trabalho caracterizou-se
como estudo de caso qualitativo, em que foi analisado o projeto político-pedagógico
da Escola levando em conta aspectos existentes de uma gestão democrática, como
a participação dos sujeitos envolvidos pela Escola. Foram utilizados além de
pesquisa bibliográfica, visita a escola para observações de como ocorreu essa
reconstrução. Realizou-se entrevistas com o corpo docente, direção, coordenação
pedagógica e famílias. As entrevistas foram gravadas e transcritas. Foi realizada a
análise descritiva do conteúdo coletado. Constatou-se que a reconstrução do
referido projeto político-pedagógico se constitui em um processo de Gestão
Democrática, pois abrangeu toda a comunidade escolar (pais, alunos e professores)
em um processo de descentralização de poder.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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