A importância da gestão democrática escolar na formação do leitor
Resumo
A importância da gestão escolar democrática participativa na formação do leitor da
educação básica constituiu o eixo central dessa pesquisa bibliográfica. A fim de
identificar e reconhecer a concepção de diversos autores que se debruçam sobre
esse tema, buscamos compreender os princípios que norteiam a gestão
democrática, que são o Conselho Escolar, o Projeto Político Pedagógico, eleição
para diretores e a descentralização financeira, para então identificar como eles
poderão interferir positivamente na busca de reproduzir nas escolas, crianças e
jovens leitores em seu sentido mais amplo. Que não sejam capazes apenas de
decifrar o código da escrita, e sim, que possam compreender, refletir, interpretar,
criticar, ler as entrelinhas e desenvolver o gosto pela leitura. Bem como abrir
caminho para mudanças de atitudes, de valores, promovendo avanços na vida
escolar, pessoal e profissional. Foi nesse sentido que a pesquisa se enveredou,
buscando entender porque a escola atual não vem satisfazendo essas
necessidades, se essa é um dos seus princípios fundamentais, e como a gestão
democrática pode promover avanços significativos na formação do leitor, uma vez
comprometida com seus princípios norteadores. Constatamos que a intervenção
direta da gestão com os professores, promovendo estudos, planejamentos e uma
formação contínua, visando desenvolver também no professor o gosto pela leitura,
seria um dos pontos cruciais, pois estes são os que mais têm contato com os
estudantes e que podem provocar a verdadeira mudança. Levar também os pais
para a escola, fazendo-os perceber o papel do adulto na formação da leitura nas
crianças. E vimos por último, como o trabalho da biblioteca escolar pode contribuir
de forma indispensável, com o apoio da gestão escolar, com a literatura infantojuvenil
para desenvolver o gosto pela leitura e possibilitar a formação para a
cidadania.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: