Gestão educacional em ambiente hospitalar: uma pesquisa de campo no estado do Tocantins
Resumo
Este trabalho tem como objetivo conhecer e compreender através de subsídios teóricos e práticos como a gestão educacional pode ser desenvolvida por meio de fundamentação das bases normativas e documentais e processos/experiência na pedagogia hospitalar em hospital no Estado do Tocantins, considerando-a como educação formal não escolar. Como metodologia, trabalha com a abordagem qualitativa, com caráter exploratório, utilizando para a coleta de informações a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. As informações em campo foram coletadas por meio de observação direta, entrevistas e questionário semi-estruturado, com uma amostra composta de forma intencional por quatro pessoas ligadas a experiência de pedagogia hospitalar no Município de Gurupi, no Estado do Tocantins, no Centro Universitário de Gurupi e no Hospital Materno Infantil do Hospital Regional de Gurupi. As informações desta pesquisa estão organizadas em quatro capítulos. No primeiro capítulo, considera-se que entender a pedagogia hospitalar implica compreender o significado de educação, até esta ser compreendida como um direito de todos, bem como discorrer em relação ao objetivo de conhecer e compreender a pedagogia hospitalar como educação formal e não escolar, destacando algumas idéias e propostas quanto a esta pedagogia apresentadas na literatura educacional e em documentos da área. O segundo capítulo, trata da pedagogia hospitalar como uma área específica de educação formal e não escolar e destaca algumas idéias e propostas quanto a esta pedagogia apresentadas na literatura educacional e em documentos da área. O terceiro capítulo descreve e contextualiza o processo histórico social e educacional para assim nos referirmos à gestão educacional e a gestão escolar, que compreende a educação e a sua relação com a sociedade. E o quarto capítulo descreve o processo de gestão do Programa de Extensão de Pedagogia Hospitalar da Unirg e do Hospital Materno Infantil do Hospital Regional de Gurupi. Como conclusão o trabalho mostra que a pedagogia hospitalar é uma área da educação que está se constituindo como importante no Brasil, mas que ainda precisa ser abordada nos cursos de formação de pedagogos e pensada como política pública.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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