dc.contributor.advisor | Lazzarin, Luís Fernando | |
dc.creator | Fontini, Janete Schier | |
dc.date.accessioned | 2019-04-04T12:43:06Z | |
dc.date.available | 2019-04-04T12:43:06Z | |
dc.date.issued | 2011-09-17 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16066 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This study aims to know and understand through theoretical and practical subisidies how the educational management can be developed through the foundation and normative documents bases and process / experience in hospital pedagogy in hospital in the State of Tocantins, considering it as non-scholar formal education. As a methodology, it works with a qualitative approach, with exploratory character, using the collection of information the bibliographic, field and documentary search. The information in the field were collected through direct observation, opened interviews and semi-structured questionnaire, with sample composed intentionally by four people linked to the experience of hospital pedagogy in the city of Gurupi, Tocantins, in the University Centre of Gurupi and the Infantile Maternal Hospital of the Gurupi´s Regional Hospital. The information in this survey are organized into four chapters. In the first chapter, it is considered that understand the hospital pedagogy involves understanding the mean of education, to be understood as a right of all, as well as to discuss in relation to the purpose of knowing and understanding the hospital pedagogy as non-scholar formal education, highlighting some ideas and proposals on this pedagogy presented in educational literature and documents of the area. The second chapter treats of hospital pedagogy as a specific area of non-scholar formal education and highlights some of the ideas and proposals on this pedagogy presented in educational literature and documents of the area. The third chapter describes and contextualizes the social and educational historical process to refer to educational management and school management, which includes education and its relationship with society. And the fourth chapter describes the process of management of the Unirg´s Hospital Pedagogy Extension Program and Infantile Maternal Hospital of the Gurupi´s Regional Hospital. As a conclusion the work shows that the hospital pedagogy education is an area that is becoming as important in Brazil, but which still needs to be boarded in the training of pedagogues and thought as public politics. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Pedagogia hospitalar | por |
dc.subject | Educação formal não escolar | por |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.subject | Município de Gurupi: processo/experiência de pedagogia hospitalar | por |
dc.subject | Hospital pedagogy | eng |
dc.subject | School not formal education | eng |
dc.subject | Educational management | eng |
dc.subject | Municipality of Gurupi: process/experience of hospital pedagogy | eng |
dc.title | Gestão educacional em ambiente hospitalar: uma pesquisa de campo no estado do Tocantins | por |
dc.title.alternative | Gestão educacional em ambiente hospitalar: uma pesquisa de campo no estado do Tocantins | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Palmas, TO, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo conhecer e compreender através de subsídios teóricos e práticos como a gestão educacional pode ser desenvolvida por meio de fundamentação das bases normativas e documentais e processos/experiência na pedagogia hospitalar em hospital no Estado do Tocantins, considerando-a como educação formal não escolar. Como metodologia, trabalha com a abordagem qualitativa, com caráter exploratório, utilizando para a coleta de informações a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. As informações em campo foram coletadas por meio de observação direta, entrevistas e questionário semi-estruturado, com uma amostra composta de forma intencional por quatro pessoas ligadas a experiência de pedagogia hospitalar no Município de Gurupi, no Estado do Tocantins, no Centro Universitário de Gurupi e no Hospital Materno Infantil do Hospital Regional de Gurupi. As informações desta pesquisa estão organizadas em quatro capítulos. No primeiro capítulo, considera-se que entender a pedagogia hospitalar implica compreender o significado de educação, até esta ser compreendida como um direito de todos, bem como discorrer em relação ao objetivo de conhecer e compreender a pedagogia hospitalar como educação formal e não escolar, destacando algumas idéias e propostas quanto a esta pedagogia apresentadas na literatura educacional e em documentos da área. O segundo capítulo, trata da pedagogia hospitalar como uma área específica de educação formal e não escolar e destaca algumas idéias e propostas quanto a esta pedagogia apresentadas na literatura educacional e em documentos da área. O terceiro capítulo descreve e contextualiza o processo histórico social e educacional para assim nos referirmos à gestão educacional e a gestão escolar, que compreende a educação e a sua relação com a sociedade. E o quarto capítulo descreve o processo de gestão do Programa de Extensão de Pedagogia Hospitalar da Unirg e do Hospital Materno Infantil do Hospital Regional de Gurupi. Como conclusão o trabalho mostra que a pedagogia hospitalar é uma área da educação que está se constituindo como importante no Brasil, mas que ainda precisa ser abordada nos cursos de formação de pedagogos e pensada como política pública. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |