Concepções, paradigmas e intencionalidades: confluências entre o caráter político e o pedagógico da gestão escolar
Resumen
O estudo propôs-se considerar as diretrizes condutoras (concepções,
paradigmas e intencionalidades) do trabalho escolar presentes no projeto políticopedagógico
de uma Escola de Ensino Fundamental da rede municipal de Santa
Maria expostas objetivamente ou nas entrelinhas e comparou-as às informações
obtidas por meio de questionários enviados a membros de diferentes instâncias da
comunidade escolar envolvidas no processo educativo, a fim de verificar a existência
ou não de interação destas com a proposta da escola assim como de informação
acerca dela. Após a coleta e o cruzamento dos dados, foi analisado que tipo de
gestão se documentava e que tipo de gestão ocorria na escola, sendo constatados
importantes esforços na democratização da gestão e no compartilhamento de
responsabilidades. A pertinência do estudo reside no esclarecimento e ênfase da
importância do envolvimento participativo e engajamento da comunidade escolar na
elaboração, aplicação e ajustamento/ atualização do projeto político-pedagógico, em
todas as suas etapas, e na gestão dos espaços que a escola compreende, com
vistas sempre na formação cidadã e no exercício prático da democracia.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
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