Modelagem e etnomodelagem matemática: desenvolvendo um projeto em uma escola de ensino fundamental de Itaara
Visualizar/ Abrir
Data
2011-08-12Autor
Fillipin, Eliane Maria Rosa
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este trabalho foi elaborado com o propósito de fazer uso de modelagem
matemática como uma alternativa ao processo de ensino e aprendizagem da
matemática e propor uma maior interação com a etnomatematica, dando atenção
ao conhecimento adquirido pelos alunos em seus ambientes familiares (dia a dia).
O trabalho foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Euclides
Pinto Ribas, localizada em Itaara – RS, tendo como público alvo os alunos do 6º
ano. A representação através de desenhos de dois ambientes (escolar e
domiciliar), feito pelos alunos, como primeira atividade, é o ponto motivador para
dar continuidade às atividades de modelagem seguintes como também o
desenvolvimento do conteúdo matemático envolvido, com o objetivo de estimular a
organização e coleta de dados e dar ao aluno oportunidade de aprender
matemática de uma maneira diferenciada da aula tradicional e, assim promover o
interesse dos estudantes pelos conteúdos matemáticos aprendido na sala de aula.
Coleções
- Educação Matemática [27]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: