dc.contributor.advisor | Krüger, Leonardo Germano | |
dc.creator | Fenner, Darci | |
dc.date.accessioned | 2019-04-04T15:25:29Z | |
dc.date.available | 2019-04-04T15:25:29Z | |
dc.date.issued | 2011-09-17 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16072 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | This study aimed to determine levels of repetition and evasion that characterize
school failure compared with rates of RS and Brazil. Data collection was conducted
from a descriptive and opinion, through the end of the Minutes of the School
Department for the period 2001 to 2010, data extracted from the INEP, School
Census, and analysis of questionnaires answered by the management, coordination
Pedagogical teachers, parents, students, dropouts and failed. It was noted that rates
of school dropout and repetition rates in the study were lower and the approval
ratings were higher compared to the state and national levels. It is noteworthy that
the rates in the state and country were very high and are distant from the concept of
a quality education for all. The main causes of school dropout and repetition rates at
the school were the need to work to help support the family, socio-economic, family
disintegration and lack of prospects to win by studying the competitive society, where
it is perceived that only the best resumes are in the best positions. The results should
be interpreted cautiously so by referring to a specific reality, also by the low sample.
This reinforces the need for the issue of school dropout and repetition to be
discussed by society as a whole to one planning of actions involving different levels
and segments. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Gestão escolar | por |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.subject | Evasão | por |
dc.subject | Repetência | por |
dc.subject | School management | eng |
dc.subject | High school | eng |
dc.subject | Evasion | eng |
dc.subject | Repetition | eng |
dc.title | Evasão e repetência: desafios para a gestão escolar | por |
dc.title.alternative | Dropout and repetition: challenges for school management | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho objetivou verificar índices de evasão e repetência que
caracterizam o fracasso escolar, comparando-os com índices do RS e Brasil. A
coleta de informações foi realizada a partir de uma análise descritiva das Atas finais
da Secretaria de uma Escola do período de 2001 a 2010, dos dados extraídos do
INEP, Censo Escolar, e análise de questionários respondidos pela Direção,
Coordenação Pedagógica, Professores, Pais, Alunos evadidos e reprovados.
Percebeu-se que os índices de evasão e repetência na Escola estudada foram
menores e os índices de aprovação foram maiores comparando-os aos índices
estadual e nacional. Destaca-se que os índices no estado do RS e no país foram
muito elevados e estão distantes do conceito de uma educação de qualidade para
todos. As principais causas da evasão e repetência escolar na escola estudada
foram à necessidade de trabalhar para auxiliar no sustento da família, questões
sócio-econômicas, a desestruturação familiar, além da falta de perspectivas para
vencer através do estudo na sociedade competitiva, em que se percebe que apenas
os melhores currículos ficam com as melhores vagas. Os resultados devem ser
interpretados de maneira cuidadosa por referirem-se a uma realidade específica, e
também pela baixa amostra. Reforça-se a necessidade da problemática da evasão e
repetência escolar ser discutida pela sociedade como um todo para um
planejamento de ações envolvendo diferentes esferas e segmentos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |