Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKrüger, Leonardo Germano
dc.creatorFenner, Darci
dc.date.accessioned2019-04-04T15:25:29Z
dc.date.available2019-04-04T15:25:29Z
dc.date.issued2011-09-17
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16072
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis study aimed to determine levels of repetition and evasion that characterize school failure compared with rates of RS and Brazil. Data collection was conducted from a descriptive and opinion, through the end of the Minutes of the School Department for the period 2001 to 2010, data extracted from the INEP, School Census, and analysis of questionnaires answered by the management, coordination Pedagogical teachers, parents, students, dropouts and failed. It was noted that rates of school dropout and repetition rates in the study were lower and the approval ratings were higher compared to the state and national levels. It is noteworthy that the rates in the state and country were very high and are distant from the concept of a quality education for all. The main causes of school dropout and repetition rates at the school were the need to work to help support the family, socio-economic, family disintegration and lack of prospects to win by studying the competitive society, where it is perceived that only the best resumes are in the best positions. The results should be interpreted cautiously so by referring to a specific reality, also by the low sample. This reinforces the need for the issue of school dropout and repetition to be discussed by society as a whole to one planning of actions involving different levels and segments.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectEvasãopor
dc.subjectRepetênciapor
dc.subjectSchool managementeng
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectEvasioneng
dc.subjectRepetitioneng
dc.titleEvasão e repetência: desafios para a gestão escolarpor
dc.title.alternativeDropout and repetition: challenges for school managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho objetivou verificar índices de evasão e repetência que caracterizam o fracasso escolar, comparando-os com índices do RS e Brasil. A coleta de informações foi realizada a partir de uma análise descritiva das Atas finais da Secretaria de uma Escola do período de 2001 a 2010, dos dados extraídos do INEP, Censo Escolar, e análise de questionários respondidos pela Direção, Coordenação Pedagógica, Professores, Pais, Alunos evadidos e reprovados. Percebeu-se que os índices de evasão e repetência na Escola estudada foram menores e os índices de aprovação foram maiores comparando-os aos índices estadual e nacional. Destaca-se que os índices no estado do RS e no país foram muito elevados e estão distantes do conceito de uma educação de qualidade para todos. As principais causas da evasão e repetência escolar na escola estudada foram à necessidade de trabalhar para auxiliar no sustento da família, questões sócio-econômicas, a desestruturação familiar, além da falta de perspectivas para vencer através do estudo na sociedade competitiva, em que se percebe que apenas os melhores currículos ficam com as melhores vagas. Os resultados devem ser interpretados de maneira cuidadosa por referirem-se a uma realidade específica, e também pela baixa amostra. Reforça-se a necessidade da problemática da evasão e repetência escolar ser discutida pela sociedade como um todo para um planejamento de ações envolvendo diferentes esferas e segmentos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto