Mostrar registro simples

dc.creatorRodrigues, Adriele Machado
dc.date.accessioned2019-04-04T17:09:26Z
dc.date.available2019-04-04T17:09:26Z
dc.date.issued2018-08-27
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/16073
dc.description.abstractThe master dissertation that I present is linked to the Research Line 1: Training, Knowledge and Professional Development in the Postgraduate Program in Education, Federal University of Santa Maria, aimed to know and problematize the imaginary meanings of the teachers of the state network of Alegrete about the teaching condition in High School. The methodology of the research took place in two moments: the bibliographic research on the subject; and the empirical research carried out with nine teachers of the state network of the RS of Alegrete's city. The theoretical contributions used were Oliveira (2005, 2016), Bernard Charlot (2002, 2014), Teixeira (2007,2014), Dayrell (2011, 2014), Carrano (2011, 2014), Leo (2011), Krawczyk (2011) Narvaes (2012), Silva (2013), Castoriadis (1982) and also the researches of the Youth Observatory Federal University of Minas Gerais and Fluminense Federal University and other networks. Also, through the collaborators' life narratives obtained in two meetings that were called rounds of dialogue, it was possible to apprehend the experiences of the teachers, the meanings that they attribute to the teaching condition, while teachers of the High School of the state network of the Rio Grande do Sul. With the development of the research, it was verified that the teachers feel shaken in the status of their profession due to the low salaries and installment payments. The research pointed, as well, out that although the teachers live this teaching malaise, they seek their best to develop their teaching work in the daily life of the school.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectImaginário socialpor
dc.subjectDocência no ensino médiopor
dc.subjectCondição docentepor
dc.subjectSocial imaginaryeng
dc.subjectTeaching in high schooleng
dc.subjectTeaching conditioneng
dc.titleSignificações imaginárias sobre a condição docente no ensino médio: um estudo na rede estadual do município de Alegrete - RSpor
dc.title.alternativeImaginary meanings on the teacher condition in middle school: a study in the state network of the municipality of Alegrete - RSeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA dissertação de mestrado que apresento é vinculada a Linha de Pesquisa 1: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional no Programa da Pós Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Teve como objetivo conhecer e problematizar as significações imaginárias de professores da rede estadual do município de Alegrete acerca da condição docente no Ensino Médio. A metodologia da pesquisa deu-se em dois momentos: a pesquisa bibliográfica sobre a temática; e pesquisa empírica realizada com nove professores da rede estadual do RS do município de Alegrete. Como aporte teórico utilizou-se as contribuições de Oliveira (2005, 2016) Bernard Charlot (2002, 2014), Teixeira (2007,2014), Dayrell (2011, 2014), Carrano (2011, 2014), Leão (2011), Krawczyk (2011) Narvaes (2012), Silva (2013), Castoriadis (1982) e também as pesquisas do Observatório da Juventude Universidade Federal de Minas Gerais e Universidade Federal Fluminense e outras redes. Também, através das narrativas de vida dos colaboradores, obtidas em dois encontros que foram denominados rodas de conversa, foi possível apreender as vivências dos professores, os sentidos e os significados que eles atribuem à condição docente, enquanto professores do Ensino Médio da rede estadual do Rio Grande do Sul. Com o desenvolvimento da pesquisa, constatou-se que os professores se veem abalados no status da sua profissão em decorrência dos baixos salários e parcelamentos. A investigação apontou , também, que apesar dos professores vivenciarem esse mal-estar docente, eles buscam o melhor de si para desenvolverem o seu trabalho no cotidiano da escola.por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Valeska Maria Fortes de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3628223248832085por
dc.contributor.referee1Narvaes, Andréa Becker
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0043376390965232por
dc.contributor.referee2Silva, Monique da
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0049329334408603por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6479175506564948por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International