Espaços e tempos na educação infantil: quando os retalhos se unem
Abstract
Esta dissertação tem por tema espaços e tempos na Educação Infantil. Está vinculada à linha de pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (Mestrado Profissional) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)–RS. Tem como objetivo refletir sobre as relações entre a organização e a utilização dos espaços e tempos na Educação Infantil, por meio de formação continuada docente. Tem como lócus da pesquisa o Ciclo de Estudos organizado pelo Fórum Regional de Educação Infantil da Região Central (FREICENTRAL), que aconteceu na UFSM com participantes docentes e gestoras da Educação Infantil dos municípios da Região Central e posteriormente em uma EMEI da rede pública municipal de Santa Maria. A metodologia caracteriza-se de cunho qualitativa, do tipo pesquisa intervenção (DAMIANI et al., 2013) e consistiu em encontros formativos com gestoras e docentes. A reflexão foi desencadeada a partir de imagens dos espaços e tempos das instituições de Educação Infantil solicitadas anteriormente aos encontros, como também, referenciais teóricos que problematizam espaços e tempos na Educação Infantil. Foram utilizados autores para fundamentar o tema dos encontros de formação, bem como para realizar a análise dos dados produzidos, como Horn (2004), Rinaldi (2016) e Gandini (2016). Considera-se que os tempos e os espaços são diversos e únicos para cada criança, ou seja, para cada experiência da criança há um tempo específico dentro de um determinado espaço. Desta forma, alguns pontos importantes foram apresentados para pensar a organização dos espaços e tempos, pois a criança os experimenta de modos diversos, ressignificando seus aprendizados e costurando seus novos retalhos aos antigos e assim, através das costuras criam algo que pode surpreender. As discussões entre as docentes e gestoras possibilitaram compreender que a organização dos espaços e tempos precisa ganhar mais abertura nas conversas das formações continuadas para que aos poucos, possa ser costurada à prática docente. O produto configurou-se de duas formas: a primeira como encontros formativos com docentes e gestoras e a segunda a partir da construção de um livro produzido com retalhos de tecido e costurado ao final dos dois encontros contendo os registros das discussões ocorridas durante as formações. O resultado é considerado extremamente significativo, pois possibilitou realizar provocações relacionadas à organização dos espaços e tempos na Educação Infantil.
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