dc.creator | Ferreira, Vinícius Augusto Martins | |
dc.date.accessioned | 2019-04-05T14:15:11Z | |
dc.date.available | 2019-04-05T14:15:11Z | |
dc.date.issued | 2018-08-30 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/16080 | |
dc.description.abstract | This work presents the report of experience and analysis of results concerning the preparation for the
Brazilian State Schools Mathematics Olympiad (OBMEP) on the education of junior high school students.
It consists of a pilot project carried out in a Federal State School in Santa Maria, Rio Grande do Sul,
Brazil. Fifty-one students from the eighth and ninth grades of junior high school answered well-elaborated
math problems, which, to be solved, demanded considerable knowledge of related topics. Field work took
place from March to the end of July 2018, totaling thirty-three periods held on a weekly or bi-weekly
basis. Activities were planned and carried out based on the Scienti c Initiation Program (PIC), on the
Intensive Training Olympiad Center (POTI) as well as on tests of previous years (available on OBMEP
site). It was also based on the guidance visit to the OBMEP Regional Center, managed by the Federal
University of Santa Maria (UFSM). It should be emphasized that the script and organization of the
activities can be applied in other classes or adapted to other realities, however they are not unpublished
issues, but are extracted from the PIC, the POTI and the books of the collection of the Professional
Master's Degree in Mathematics in National Network. Following the test taken during the rst phase of
the Olympiad, statistics dispersion measures were applied in order to discuss quantitative results of the
research. To model a qualitative work pro le, students answered questionnaires at the end of each study
module. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Preparação para OBMEP | por |
dc.subject | Discentes do 8o e 9o anos | por |
dc.subject | Análise dos resultados | por |
dc.subject | OBMEP Preparation | eng |
dc.subject | Ninth and eighth graders | eng |
dc.subject | Analysis of results | eng |
dc.title | Preparação para a OBMEP: relato de experiência e análise dos resultados | por |
dc.title.alternative | Preparation for brazilian mathematics olympiad (OBMEP): report of experience and analysis of results | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta um relato de experiência e análise dos resultados da preparação para a Olimp
íada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas na formação dos discentes das séries nais do Ensino
Fundamental. Foi desenvolvido um projeto em uma escola pública federal em Santa Maria, RS, com a
participação de cinquenta e um alunos do 8o e 9o anos do Ensino Fundamental, em que problemas bem
elaborados, que exigem conhecimento aprofundado dos tópicos estudados, foram abordados no presente
instrumento. O trabalho de campo começou no ínicio de março e estendeu-se até o nal de julho, com
encontros ora quinzenais, ora semanais, num total de trinta e três tempos de aula. O planejamento e
execução das atividades basearam-se no Programa de Inciação Cientí ca (PIC), no Polo Olímpico de
Treinamento Intensivo (POTI) e provas de anos anteriores (disponíveis no site da OBMEP) e na visita
de orientação do Polo Regional da OBMEP, gestado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Cabe ressaltar que o roteiro e organização das atividades podem ser aplicadas em outras turmas, ou adaptadas
para outras realidades, entretanto não são questões inéditas, mas sim extraídas do PIC, do POTI e
dos livros da coletânea do Mestrado Pro ssionalizante em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT).
Após a realização da prova da primeira fase, medidas de dispersão estatística foram aplicadas para discutir
os resultados quantitativos da pesquisa. Para modelar um per l qualitativo do trabalho, questionários
aplicados aos discentes foram analisados ao término de cada módulo de estudo. | por |
dc.contributor.advisor1 | Pansonato, Claudia Candida | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5048965212765046 | por |
dc.contributor.referee1 | Tolfo, Daniela de Rosso | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5764733726937478 | por |
dc.contributor.referee2 | Figueiredo, Edson Sidney | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1112919781647346 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4225890016889134 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Matemática | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |