Representações sociais dos gestores escolares sobre a gestão democrática de uma escola pública de Fortaleza - CE
Resumo
Este trabalho é resultado da pesquisa realizada sobre Gestão Escolar e os
gestores líderes de uma escola pública de Fortaleza, tendo por objetivo conhecer
as representações sociais dos que exercem funções de Gestores sobre a Gestão
Democrática da escola pública, questão desmembrada nas seguintes indagações:
a) quais são as representações sociais acerca da Gestão Democrática na escola?
(b) há diferença entre Administração e Gestão Escolares? (c) sua escola pratica
Gestão Escolar ou Administração Escolar? (d) que força tem esta escola junto aos
Órgãos Central e Regional de Educação1? (e) como a participação da família e da
comunidade reflete na Gestão da escola? (f) que exigências a Gestão
Democrática impõe ao diretor da escola? (g) a Gestão Democrática da escola tem
relação com a qualidade do ensino? Buscou-se, em primeiro lugar, situar o leitor
na compreensão das relações que acontecem na escola, objetivando a
visualização de sua complexidade, apresentando a conceituação e importância
das representações sociais (Serge Moscovici,1981; 2003), educação
emancipadora (Paulo Freire, 1981; Sander, 1982), Gestão Democrática e
Participativa (Hora, 2005; Mousquer, 2010; Lück, 1998); em segundo lugar,
apresentar uma linearidade da evolução histórica da Administração Educacional à
Gestão Escolar. O Capítulo do desenvolvimento traz os dados que são analisados
à luz do referencial teórico embasador desta pesquisa, percebendo-se a
necessidade da participação efetiva da comunidade escolar com a Gestão
Democrática conforme os aspectos conclusivos apresentados no Capítulo das
Considerações. Ressalta-se a contribuição dos gestores, participantes deste
trabalho, disponibilizando o tempo necessário para execução da pesquisa; sem a
qual esta não teria sido concretizada.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]
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