Olhares acerca da afetividade na gestão escolar no município de Mormaço (RS)
Resumen
Este estudo tem por objetivo compreender as concepções de Afetividade na
Gestão Escolar dos gestores das escolas de Ensino Fundamental de Mormaço (RS).
Para isso, fez-se necessário realizar uma pesquisa qualitativa de campo, do tipo
estudo de caso, que teve como colaboradores 3 professores de anos/séries iniciais e
3 diretores das 3 escolas públicas de Mormaço (RS), assim como a diretora geral de
educação do referido Município. As informações foram coletadas através de
questionários e analisadas utilizando-se de categorização simples. Questionou-se os
gestores (professores, diretores de escola e diretora geral de ensino), quanto a
percepção da Afetividade na escola, o que entendem por Gestão Escolar e o que
percebem quanto a relação entre a Afetividade e a Gestão Escolar nas escolas de
Mormaço (RS). As informações obtidas foram relacionadas com o que falam os
autores sobre o tema. Através do resultado obtido nesta pesquisa, percebe-se que
os gestores sabem da importância da afetividade no processo de aprendizagem,
bem como no ambiente escolar. A falta de afeto compromete o processo de
aprendizagem e conseqüentemente a Gestão Escolar. Comprovou-se a
preocupação dos gestores com as relações afetivas, tanto na família como na
escola. Muitos alunos não recebem da família o afeto merecido, e buscam este na
escola. Os gestores através das práticas educativas auxiliam no processo de
desenvolvimento de vínculos afetivos, sendo elos de ligação entre a escola e a
comunidade. Ainda assim, quanto ao processo de Gestão Escolar, através das PPPs
das escolas de Ensino Fundamental pesquisadas, não se evidenciou a participação
da comunidade escolar na sua elaboração, e nas tomadas de decisões. Dessa
forma, os gestores, necessitam incentivar na escola a maior participação da
comunidade, pois através das relações que se propicia com um ambiente agradável
e afetivo, há significativas contribuições na aprendizagem e numa boa Gestão
Escolar.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: